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Conteúdo 2 de fevereiro de 2013

Lojas física e online precisam estar conectadas

Uma nova pesquisa da divisão de consultoria da IBM com 26 mil consumidores do mundo todo, apresentada durante a convenção 2013 da National Retail Federation, revelou que os entrevistados estão diversificando a maneira como adquirem produtos, tornando-se cada vez mais abertos a comprar tanto pela internet como na loja física. Embora mais de 80% tenham escolhido a loja para fazer sua última compra (exceto produtos de mercearia), apenas a metade está comprometida a voltar ao estabelecimento da próxima vez.

A pesquisa constatou ainda que os consumidores se encontram em um estado de transição. Segundo o estudo, 35% não têm certeza se farão a próxima compra em uma loja física ou pela internet e 9% estão prontos para realizar compras futuras online. Das oito categorias de produtos estudadas, as duas mais populares escolhidas pelos consumidores para compra online são eletrônicos e artigos de luxo, como joias e roupas de grife.

O estudo mostrou que quase a metade das compras online nas categorias abordadas foi resultado de “showrooming”, uma tendência crescente na qual os consumidores avaliam os produtos na loja, mas realizam a compra pela internet. “Cada vez mais deverá haver uma interação entre o real e o virtual. É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final o comprou online devido, principalmente, a dois fatores: preço e conveniência”, comenta Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil.

Na loja, é importante que os varejistas desenvolvam experiências digitais e disponibilizem aos vendedores a tecnologia necessária para armazenar dados da compra e perfil do consumidor. Já na internet, é preciso adaptar os websites para diferentes dispositivos, como tablets, smartphones, notebooks e desktops. “Os varejistas devem proporcionar uma experiência de compra positiva para que os clientes sintam-se satisfeitos e voltem a fazer novas aquisições. E a tecnologia é uma ferramenta imprescindível para ajudá-los a tomar decisões mais assertivas para o negócio”, acrescenta Padrón.

Surgimento de uma tendência
Medir o sentimento do público pode auxiliar os diretores de marketing das empresas de varejo a personalizar campanhas e serviços que atendam às necessidades de cada cliente. Hoje, as ferramentas de gestão de dados (analytics) podem ajudá-los a identificar o perfil de compra dos consumidores e formatar ofertas em tempo real que atendam os interesses dos clientes.

Nesse contexto, o conceito Birth of a Trend é uma prática que possibilita compreender as tendências online e que podem revolucionar uma indústria. Utilizando análise avançada de dados em meio a uma base de mais de meio milhão de mensagens contidas em redes sociais, blogs e sites de notícias, a IBM pode rastrear o avanço de tendências de cunho sociocultural nas dimensões geográfica e cronológica.

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