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Conteúdo 6 de dezembro de 2010

Log Fashion mostra como o Natal movimenta a logística de vestuário

As boas perspectivas do varejo de moda para este Natal estão movimentando um segmento que o consumidor não vê, mas que é vital para a distribuição de mercadorias: a logística. Há poucas empresas no mercado especialmente dedicadas a terceirização do manuseio e entrega de artigos de vestuário. Esta atividade, aliás, é um gargalo para a maioria das lojas de roupas, com exceção dos grandes magazines, que já estão estruturados nesta área e possuem seus próprios Centros de Distribuição. Pequenas e médias empresas do varejo, ou fabricantes em geral, tem sentido gargalos nesta época, sendo obrigadas a contratar mão de obra extra para esta finalidade, bem como buscar espaços na loja para armazenamento de estoques.

A Log Fashion, que iniciou as suas atividades no segundo semestre, apostou neste nicho e vem apoiando várias grifes na área logística. Com a proximidade do Natal, o movimento no CD da empresa, localizado na Granja Viana, SP, cresceu 100% em novembro em relação a junho. "O CD está a pleno vapor cuidando do manuseio, armazenamento e entrega das coleções da La Martina, Hanes, Zorba, Wonderbra, Kendal, Lojas Caedu, Lojas Besni, Fatal Surf, Jezzian, entre outras", informa Marcelo Flório (foto), CEO da empresa.

Dos dez funcionários contratados inicialmente, a Log Fashion aumentou sua estrutura para 80 colaboradores em razão do final de ano. O revezamento em turnos garante o intenso movimento de Natal.

Para Tomás Lanzillotta, diretor executivo da La Martina no Brasil, a logística já está trazendo benefícios para as vendas de fim de ano. "Estamos entregando mais de 80% dos nossos compromissos com os clientes. Daqui pra frente, o consumidor vai ter acesso a todas as novas linhas que estamos lançando. O nosso lojista vai ficar muito à vontade para demonstrar os produtos", explica ele.

Entre as atividades realizadas pela Log Fashion estão: transporte de entregas especializadas (encabidadas e em caixas); recebimento, separação e embalagem de peças em caixas ou encabidadas; controle de qualidade; armazenagem (peças dobradas, encabidadas ou em caixas, produtos de alto valor, etc.); armazenagem e controle de aviamentos; armazenagem e controle de embalagens (sacolas, caixas para presentes, etc); manuseio de produtos importados; Sistema informatizado de gestão de estoques (WMS); inventários rotativos e cíclicos; colocação de alarmes de segurança, etiquetas, código de barras e tags e controle de estoques para venda pela internet (e-commerce).

Como novidades, a LOG Fashion apresenta tais diferenciais: controle de acervo de estilistas ou marcas (por meio da catalogação com fotos e data da coleção); logística para desfiles e feiras de moda; logística reversa de produtos, cabides, alarmes de segurança, embalagens retornáveis, etc.

A frota de veículos da empresa é equipada com rastreadores, monitoramento, gerenciamento de risco e apólice de seguros para cargas.

Além disso, o cliente pode monitorar por meio de câmeras a operação do Centro de Distribuição. "Muitas vezes o lojista não quer terceirizar a logística por receio de não ter o devido controle do trabalho realizado pela equipe. O monitoramento por câmera 24 horas, em que o cliente pode rastrear o processo do conforto do seu escritório, com certeza faz toda a diferença e mostra a transparência do nosso trabalho", diz Marcelo.

Um exemplo de otimização promovido por essa solução automatizada é a possibilidade do cliente ter um histórico regulador que, posteriormente, vai gerar o reabastecimento automático de suas lojas. "Agilizando a gestão logística, a qualidade do atendimento ao consumidor aumenta e, consequentemente, as vendas melhoram", explica Flório.

Texto: ADS Assessoria de Imprensa

 

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