Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de agosto de 2008

José Roberto Serra assume Codesp para acelerar projetos

Uma troca para dar mais ritmo, mais aceleração. Esta foi a explicação do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, para a substituição de José Di Bella por José Roberto Serra na presidência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A cerimônia de posse aconteceu na manhã de terça-feira (12 de agosto) no auditório do Sindicato dos Empregados na Administração (Sindaport), em Santos. Di Bella, que ficou à frente da Codesp por 11 meses, assume a posição de Serra como subsecretário dos Portos, em Brasília.

Na solenidade, a mesa foi composta pelo presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos; o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o deputado federal Márcio França, Di Bella e Serra. Na platéia, além das autoridades locais, representantes dos portos do Ceará, São Sebastião, Paraná, da Federação Nacional dos Operadores Portuários entre outros, além do pai, mulher e irmãos de Serra.

Em seu pronunciamento, o ministro Pedro Brito usou um exemplo esportivo para ilustrar a substituição. “ É como em um time de vôlei, onde todos os jogadores podem jogar em qualquer posição sem causar prejuízo á equipe”. Segundo o ministro, a decisão da troca foi política e estratégica, feita diretamente pelo presidente Lula. “Sabemos que na verdade o Brasil precisa de um complexo portuário, uma logística sincronizada com o crescimento brasileiro”, explicou.

De acordo com o ministro, a mudança também não aconteceu de uma hora para outra. “Fizemos um trabalho de um ano e esta primeira etapa foi cumprida. Agora precisamos construir no pouco tempo que temos até 2010 para dar ao porto de Santos outra cara com projetos implementados”, explicou.

Sobre uma possível mudança na diretoria, Brito disse que “mudanças acontecem, mas não há calendário para elas”. A implantação do Centro de Excelência Portuária (Cenep) e o ISPS Code são, segundo Brito, processos que estão em andamento mas que deveria ter ficado prontos há três anos.

Propostas de José Roberto Serra

Munido de uma lista de prioridades na mão, José Roberto Serra, na sua apresentação, disse que há 22 anos, quando recém-formado trabalhou no porto de Santos, não imaginava assumir a Codesp, que é para ele, além de uma honra o maior desafio profissional que pode vivenciar.

O porto, segundo Serra, deve centrar objetivamente suas ações para ser indutor do desenvolvimento regional com um papel importante sócio-econômico; ser o equipamento que estrutura o espaço dentro dos aspectos organizacionais e uma estrutura de oferta entre o meio marítimo e terrestre.

O novo presidente da Codesp disse que quer trabalhar com uma equipe forte, bem motivada e bem remunerada. Entre os tópicos das suas futuras ações, ele citou a contratação da dragagem para manutenção dos 15 metros de profundidade em todo o cais, as perimetrais e implantação da troca eletrônica de documentos.

"Licitação dos terminais de exportação de veículos com leilão através de decreto, estudos para Barnabé-Bagres e Prainha e Conceiçãozinha, ampliação da área do porto organizado, parcerias com o CAP para construções de poligonais para incluir áreas importantes sem perder de vista atividades internas", declarou.

Entre os itens, Serra pretende também trabalhar para receber a declaração de cumprimento do ISPS Code, com certificação já a partir da nova etapa da Secretaria Especial dos Portos; promover equilíbrio das contas, com contínuo monitoramento e planejar uma ação importante em relação ao Portus para que os trabalhadores tenham direito de receber sua aposentadoria e desenvolver um modelo de gestão empresarial, concurso público, abertura de capital e participação dos funcionários nos lucros. “Vamos promover uma nova relação capital/trabalho. É um momento de virada. Ou escrevemos nossa história agora ou ela será escrita por outros atores e pode não ser a história que queríamos”, disse.

Brito complementou a fala dizendo que o novo presidente é um técnico e não político e que traz o compromisso para uma empresa moderna, um porto moderno. “São investimentos, novos acessos e mais participação dos trabalhadores desse sucesso”, disse o ministro.

Di Bella agradeceu o apoio de todos os segmentos que colaboram com o porto, disse que procurou preparar a empresa para dar suporte ao maior porto do país e que um novo modelo de gestão está em curso.

Perfil

O novo presidente da Codesp é engenheiro mecânico, formado pela Universidade de Brasília. Nascido em 04 de agosto de 1958, com Mestrado em Gestão Portuária pela Universidade de Antuérpia, Bélgica (1987/1988), e Pos-Graduação em Operações e Administração Portuária, pelo Instituto Portuário de Le Havre – IPER, França (1995), vem desempenhando atividades no setor portuário há 24 anos.

Serra atuou como engenheiro nos Departamentos de Engenharia, Operações e Planejamento da Empresa de Portos do Brasil S.A (1984-1989); como Chefe da Divisão Eletro-Mecânica da Companhia Docas do Ceará (1990-1997); como Diretor de Operações e Diretor-Presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará- CEARÁPORTOS (1998-2007) e como Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (2005-2007). É funcionário público concursado da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ).

 

Fonte: Revista Santos Modal

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal