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Conteúdo 22 de fevereiro de 2010

Intenção de compra no varejo para o 1º trim./2010 é recorde

O índice de consumidores que pretendem comprar no primeiro trimestre de 2010 é o maior desde outubro de 1999 quando teve início a realização da “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo”, produzida pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo) & LABFIN (Laboratório de Finanças), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

De acordo com o estudo, a intenção de compra para o trimestre janeiro/março deste ano registrou aumento de 10,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009, passando de 66,6% para 77,2%. Já sobre o quarto trimestre do ano passado foi apontado acréscimo de 0,2%.

Em amostra com 500 consumidores da cidade de São Paulo, o estudo faz uma análise das intenções de compras e de gastos em relação a dez categorias de produtos (Linha Branca, Eletroeletrônicos, Telefonia e Celulares, Informática, Automóveis e Motos, Cine e Foto, Material de Construção, Cama, Mesa e Banho, e Móveis e Eletroportáteis) e uma avaliação sobre a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.

Dentre as categorias avaliadas para este primeiro trimestre, os itens de Cine e Foto ainda lideram as intenções de compra com 14%, seguidos pelos produtos de Informática, com 13,2%, e o segmento de Telefonia e Celulares 12%, cesta que teve um aumento significativo de 87,5% na intenção de compra se comparado ao 1º trimestre de 2009.

Em relação ao trimestre anterior apresentaram aumento de intenção de compras, 7 dos 10 itens da pesquisa. São eles: Eletroportáteis (46,2%), Material de Construção (32,5%), Automóveis (26,7%), Telefonia e Celulares (13,2%), Móveis (6,4%), Informática (3,1%) e Linha branca (2%).

Quanto às expectativas de gasto médio, houve incremento em metade das categorias entre os primeiros trimestres de 2009 e 2010: Eletro-Eletrônicos (103,5%), Material de Construção (24%), Móveis (12,4%), Informática (10,5%) e Cama Mesa e Banho (6%).

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar, a pesquisa mostra intenções expressivas no aumento de compra a crédito em algumas categorias. “Apesar de não ser um trimestre com grandes datas comemorativas, nota-se que há relevante ampliação na intenção de compras, grande parte delas com maior índice de gasto. Como é o caso de automóveis e motos, cujo percentual de aquisição por meio de financiamento saltou de 73,3% para 86,8%, em relação ao quarto trimestre de 2009”, informa o professor.

A pesquisa também apontou aumento na Intenção de Compras pela Internet em relação ao trimestre anterior, com 86,8% dos entrevistados declarando intenção de comprar pelo menos um item dos segmentos consultados. Quando comparado com o quarto trimestre de 2009, o índice evidencia um aumento de 0,9%.

Em relação ao quarto trimestre de 2009, os segmentos de CDs, DVDs, Livros e Revistas; Informática e Eletroeletrônicos apresentam crescimentos mais expressivos: 56,4%, 50,2% e 14,7%, respectivamente. Os segmentos de Viagens e Turismo (6,6%) e Linha Branca (2,8%) apresentaram aumentos relativamente menores. As quedas de intenção ficaram com os segmentos de Brinquedos (59,1%), Produtos para casa (22,8%), Cosméticos, perfumaria e saúde (19,1), Telefonia e celulares (18,8) e Utilidades domésticas (7,6%).

Mas quando comparados aos percentuais do primeiro trimestre de 2009, percebe-se uma queda expressiva apenas para o segmento CDs, DVDs, Livros e Revistas (19,3%) e uma queda menor para o segmento de Informática (1,9%). Todos os demais segmentos apresentam crescimento razoáveis, sendo mais expressivos os segmentos de Linha Branca (31,9%), Produtos para casa (16%) e Viagens e Turismo (13,7%).

A pesquisa de Intenção de Compra pela Internet é realizada em parceria com a empresa e-Bit e coletou declarações de 7.594 internautas no período de 5 a 12 de janeiro de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIA

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