Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 11 de novembro de 2012

Instabilidade econômica e ameaças virtuais são os principais perigos para as empresas

As ameaças virtuais ficaram em segundo lugar na lista dos principais problemas enfrentados pelas empresas, ficando atrás apenas das preocupações causadas pela instabilidade econômica, segundo recente pesquisa realizada pela B2B International em colaboração com a Kaspersky Lab. O estudo ouviu 3.300 representantes de empresas de 22 países em todo o mundo, inclusive no Brasil, que expressaram suas opiniões sobre as questões relacionadas à segurança de TI. Todos os respondentes estão envolvidos ativamente na tomada de decisões empresariais, inclusive as referentes à segurança.

Para 42% dos pesquisados, a importância dos problemas relacionados ao crime virtual deve aumentar no futuro. De acordo com os representantes das empresas, nos próximos dois anos as ameaças virtuais representarão o maior perigo para as empresas, ultrapassando até mesmo o receio com os problemas econômicos.

As estatísticas coletadas pela Kaspersky Lab indicam que as atividades virtuais criminosas estão em constante crescimento, o que confirma que a apreensão dos executivos. Em 2011, a Kaspersky Lab detectou uma média de 70 mil novos programas maliciosos por dia, enquanto que nesse ano esse número aumentou para 125.000. A quantidade de malware para dispositivos móveis, especificamente visando o sistema operacional móvel Android, está aumentando ainda mais rápido: esses códigos maliciosos cresceram 200% no ano passado! Isso é especialmente importante porque os dispositivos móveis são usados cada vez mais para acessar informações confidenciais na infraestrutura corporativa e, portanto, exigem controles e proteção especiais.

Os ataques direcionados à infraestrutura corporativa, como spam, vulnerabilidades de “dia zero” e scripts maliciosos, representam outro problema sério para as empresas. Por isso, para repelir esses ataques, as empresas precisam implementar pacotes de segurança totalmente funcionais e proteger todos os elementos de suas infraestruturas de TI: estações dos funcionários, servidores de arquivos e de email, e dispositivos móveis.

Já não basta apenas proteger o ambiente corporativo contra malware da forma mais eficiente possível. Por exemplo, o gerenciamento de softwares é algo essencial hoje. Um banco de dados de aplicativos ‘legítimos’ com mais de meio bilhão de registros possibilita uma proteção mais eficaz por meio do método de Negação Padrão, que pode bloqueiar qualquer aplicação suspeito ou maliciosa.


 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal