Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 13 de setembro de 2010

Importação em alta e exportação de açúcar impulsionam Porto de Santos

Divulgado recentemente, o balanço da movimentação do Porto Santos em julho deste ano registra o segundo maior movimento mensal da história do local. No sétimo mês de 2010, passaram por lá 8,65 milhões de toneladas, número que só perde para as quase nove milhões de toneladas movimentadas em maio deste ano.

Para se ter idéia do bom desempenho, a movimentação do complexo portuário da Baixada Santista em julho último foi 27% maior do que a registrada no mês equivalente em 2009. Segundo a administração do Porto do Santos, o resultado se deve principalmente às importações, que estão em alta, e à forte demanda do mercado externo pelo açúcar produzido no Brasil.

Dentre as cargas importadas em julho último, o produto mais descarregado no local foi o carvão, com 2,14 milhões de toneladas, que representam um aumento de 66,4% em comparação à movimentação desse mesmo produto em julho de 2009.

Quem também teve destaca nas importações foi o enxofre, com a chegada de 1,1 milhão de toneladas (aumento de 52,2%) e as operações com gás liquefeito de petróleo, que cresceram 31,7% e totalizaram 543 mil toneladas.

No que diz respeito às exportações, o grande destaque é o açúcar, que teve alta de 19,1% em comparação ao ano passado. De janeiro a julho de 2010, mais de 10 milhões de toneladas do produto foram escoadas pelo Porto de Santos, equivalendo a quase 20% na movimentação geral de cargas do complexo neste ano.

Quem também contribuiu para o bom desempenho das exportações foi o movimento de 8,7 milhões de toneladas do complexo de soja, que cresceu 1,9% em relação a 2009 e representa cerca de 16,3% das exportações do porto.

No total acumulado em 2010, o Porto de Santos já movimentou cerca de 53,46 milhões de toneladas, superando o ano anterior em 18,2%. As importações cresceram 49,2% em relação a 2009, enquanto as exportações tiveram incremento de 7,4% no período.

De acordo com a administração portuária, a expectativa é fechar 2010 com um movimento de importação/exportação de 94,4 milhões de toneladas, somados o total realizado até julho e o projetado para os próximos cinco meses.

As operações com contêineres, por sua vez, registraram, de janeiro a julho deste ano, um aumento de 17,5% em relação aos sete primeiros meses do ano anterior.

Já o número de navios manteve-se em discreta redução de 1,7%, mesmo com o significativo crescimento da movimentação física, o que, segundo a administração do Porto de Santos, denota a tendência de, na média, operar mais carga por embarcação atracada.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal