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Conteúdo 15 de junho de 2009

HP desenvolve produtos já pensando no meio ambiente

É verdade que ninguém pode mudar o mundo sozinho, mas se cada um fizer a sua parte, as coisas podem melhorar muito. Seguindo uma linha de raciocínio parecida com esta, a HP, empresa fornecedora de tecnologias, está buscando contribuir com a preservação do meio ambiente e, de quebra, oferecer serviços mais completos para os seus clientes e reduzir custos.

A empresa aposta no Programa de Design Environment, que tem como meta reduzir a energia necessária para percorrer toda a cadeia de suprimentos, diminuir a quantidade de materiais usados nos produtos e desenvolver materiais que tenham menor impacto ambiental, criar equipamentos fáceis de atualizar e reciclar. “As prioridades do programa são a responsabilidade social e ambiental na cadeia de suprimentos”, resume Cássio Lopes (foto), gerente de Logística para Manufaturas e Sustentabilidade Ambiental Responsável da HP.

Ele conta que a empresa visa conceber os produtos tendo em mente o que pode ser utilizado de matéria-prima reciclada e capacitar os parceiros para efetivá-la. “A reciclagem de papel usado nos testes de impressoras e nos escritórios, transformados em materiais que serão usados nas embalagens de novos produtos, seja em calços de polpa (em substituição ao isopor) ou em miolo de caixas de papelão, são exemplos disso”, explica, acrescentando que a prática proporciona o retorno de materiais para a cadeia produtiva, redução de custos, além da preservação ambiental.

Até mesmo a customização que otimiza os espaços internos das embalagens acaba trazendo benefícios para a empresa e o meio ambiente. “É possível apoiar demandas adicionais sem embalagens adicionais. Assim também otimizamos recursos e reduzimos custos”, aponta.

De acordo com Lopes, com produtos planejados desde a criação, é possível otimizar a logística de tal forma que se torne mais eficiente a movimentação e armazenagem dos mesmos desde as fábricas, em qualquer parte do mundo, até as prateleiras dos distribuidores da HP. “É possível conceber os produtos, também, com a visão de otimização de inspeções de defeituosos nos distribuidores, de tal forma que se torne mais eficiente o retorno e a disposição final”, garante.

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