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Conteúdo 16 de setembro de 2009

Gattorna fala de livro sobre Supply Chain

Após ter dedicado boa parte de sua vida trabalhando com cadeias de valor, antes mesmo do surgimento do conceito de logística, que a cada dia ganha mais importância nas corporações mundo afora, o Dr. John Gattorna, que hoje atua como professor, escritor e consultor, escreveu o livro "Living Supply Chains: Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor", lançado recentemente no Brasil pela Editora Pearson Education (Fone: 11 2178.8686).

A obra, que anteriormente foi lançada em inglês, chinês e ainda será publicada em espanhol, no Brasil contou com o auxílio da Axia Consulting (Fone: 11 3043.7430) que, por meio de especialistas em Supply Chain, tratou de fazer uma minuciosa revisão do texto, evitando, assim, discrepâncias decorrentes da tradução. Pode-se dizer que o livro, que levou pouco mais de um ano para ser escrito, mas que é fruto de 20 anos de trabalho, é uma espécie de guia para os profissionais atuantes em cadeias de valor, já que por meio dele, o autor procura auxiliar estes profissionais a entenderem melhor as expectativas dos clientes.

Gattorna traz uma grande bagagem que o credencia a escrever um livro como este: na década de 1980, trabalhou em algumas conceituadas empresas multinacionais antes de formar sua própria consultoria especializada em estratégia de marketing e logística; em 1995, implantou o escritório de estratégia logística e, mais tarde, a cadeia de valor na Andersen Consulting (atual Accenture) na Austrália, Nova Zelândia e sudeste da Ásia; em 2002, passou a dedicar o seu tempo para ensinar, pesquisar e escrever. Hoje, o autor de "Living Supply Chains: Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor" presta consultoria no Reino Unido, na França, no norte e sul da Ásia e Oriente Médio.

No dia do lançamento deste guia para os profissionais de Supply Chain, em uma livraria situada em São Paulo, SP, em meio a dezenas de pessoas sedentas por autógrafos e valiosas dicas, o autor conseguiu arrumar alguns minutos e conversou com a Logweb sobre o livro – tema, objetivos e expectativas – e também sobre o cenário atual do Supply Chain no Brasil e no mundo.

Logweb: Como você analisa o desenvolvimento do Supply Chain no mundo nos últimos anos?
Gattorna: Tem evoluído muito. O que eu tenho observado cada vez mais é a necessidade de um novo modelo e no mundo inteiro há pessoas inteligentes de liderança que estão vendo esta necessidade e estão começando a aplicar este tipo de ideia, que tem se espalhado muito rápido.

Logweb: E no Brasil?
Gattorna: Vejo o Brasil mais ou menos da mesma maneira que o resto do mundo. Há muitas empresas de bom porte no Brasil, como as da área de aço e a Embraer também, que já está constatando as necessidades e está aplicando modificações para não cometer os mesmos erros de outras companhias do mesmo segmento, como o mundo pôde constatar recentemente. Então, estou vendo o Brasil emergindo, saindo na ponta nesta nova onda do Supply Chain.

Logweb: Em sua opinião, quais são as tendências e o que dever ser feito daqui pra frente referente ao Supply Chain?
Gattorna: Entendo que irá haver muitas coisas interessantes por causa da pressão do meio ambiente – sustentabilidade, mudanças climáticas e responsabilidade social –, tudo isso terá impacto dentro das cadeias de valor. Por exemplo, hoje as empresas compram um material aqui, outro ali, outro lá, montam tudo, embalam, transportam, aí o produto é vendido e distribuído pra outros lugares. Esse processo todo gera um impacto absurdo. Teve um caso na Inglaterra em que pesquisaram todos os elementos que compunham uma determinada cesta de frutas, de onde vinha cada um deles e o quanto tinham viajado até o destino final. O resultado foi 250.000 km.

Logweb: Quando e como surgiu a ideia de escrever "Living Supply Chains: Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor"?
Gattorna: A ideia básica surgiu em 1989, foi quando comecei a pensar nisso. Mas precisei de uns 400 a 500 trabalhos de consultoria realizados nos 10 ou 15 anos subsequentes para poder analisar e chegar a um padrão. Foi só em 2004 ou 2005 que consegui ver todos os pontos e conectá-los da forma correta. Foi então que escrevi este livro.

Logweb: Qual é o tema principal, a essência do livro?
Gattorna: Há décadas tentamos encontrar o equilíbrio entre entregar os produtos aos clientes e fazer isso de uma forma inteligente e com eficiência de custo. Com os clientes tornando-se mais inquietos e o ambiente operacional mais incerto, a solução parece evasiva como sempre. No livro, eu procuro ilustrar maneiras para as empresas conectarem o lado operacional às expectativas reais dos clientes, ao invés de só pensarem em investir em tecnologia e na parte operacional.
Só é possível alinhar a cadeia da maneira adequada se a empresa entender melhor o cliente. A logística é parte física da operação, enquanto a cadeia de valor diz respeito ao relacionamento. Assim, o futuro não está na tecnologia ou nos ativos de uma corporação, mas, sim, na capacidade de as pessoas identificarem comportamentos e transportarem isto para a cadeia de valor, que é movimentada pela energia e pelo conhecimento de seus empregados e fornecedores. E eles são impulsionados pelos desejos mutantes de seus clientes.

Logweb: Explique o título da obra.
Gattorna: Chamo o princípio de combinar as necessidades e desejos mutantes dos clientes às diferentes estratégias de cadeias de valor de alinhamento dinâmico. É dinâmico porque acompanha com mais precisão o fluxo e refluxo de energia das pessoas. É vivo como as pessoas que compram seus bens e serviços. Alinhamento dinâmico é exatamente o que é necessário hoje, à medida que as empresas saem da zona de redução de custos e colocam o crescimento de volta na agenda. Para crescer, não se pode ter pontos sensíveis na cadeia de valor, bloqueando a entrega de bens e serviços ou aumentando o "custo de servir".

Logweb: O que você objetiva com esta publicação?
Gattorna: Decidi escrever este livro para ajudar diretores executivos a entender o componente humano do ambiente atual das cadeias de valor. O livro descreve um novo modelo para entender os clientes, fornecendo maneiras práticas de alocar seus recursos para os clientes ao longo de suas muitas cadeias de valor. Trata-se de entender mais a respeito das expectativas dos clientes, de forma que você terá uma oportunidade melhor de compreender como eles querem comprar seus produtos e serviços. Em última instância, você estará em uma posição melhor para fornecer a resposta exata que eles desejam.

Logweb: Quais são suas expectativas quanto à aceitação do público?
Gattorna: No mundo está vendendo muito bem. A aceitação da obra nos países onde já foi publicada tem sido muito positiva e estou muito feliz com os resultados. No Brasil, se o livro não tiver uma tiragem gigantesca, mas vender umas 4.000 cópias para as pessoas certas, que são os profissionais que atuam em cadeias de valor, ficarei muito satisfeito.

Logweb: Como você imagina que este livro irá impactar nos cursos acadêmicos de Logística e Supply Chain?
Gattorna: Vai revolucionar completamente os cursos de logística e acho que, em alguns casos, terão que reformular totalmente os cursos de MBA, porque hoje em dia estes cursos ensinam de uma maneira meramente técnica, dizendo que "você vai ter que comprar com tal preço, entregar de tal maneira", e por aí vai. Isso tudo é muito técnico, mas o que é técnico cai no vazio. Isto (o livro) vai forçar as empresas a olharem para o mercado e enxergá-lo como se fosse uma pessoa com personalidade. Por exemplo: a empresa, ao invés de pensar que vai vender para 50 grandes hotéis, vai entender que na verdade vai vender para grandes hotéis e que cada um compra de acordo com a sua personalidade, cada um deles tem suas particularidades que devem ser respeitadas. É desta maneira que as cadeias de valor devem ser direcionadas.

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