Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 1 de julho de 2008

Gasoduto no Sul inicia obras

As obras da rede do gasoduto em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, terão início em julho e irão beneficiar consumidores de gás natural veicular, prestadores de serviços e indústrias instaladas na região a partir do primeiro trimestre de 2009. A informação é do secretário de Estado de Desenvolvimento, Guilherme Dias, ao ressaltar que, na última quinta-feira, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial um decreto relacionando os terrenos que serão declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação ou instituição de servidão administrativa.

Com investimentos da ordem de R$ 45 milhões, serão instalados 60 quilômetros de extensão de rede de distribuição, com capacidade de fornecimento de 600 mil metros cúbicos de gás natural/dia.

Anúncio

A expansão da rede de distribuição de gás natural no Espírito Santo, beneficiando Cachoeiro de Itapemirim, foi anunciada ao Governo do Estado pela BR Distribuidora, na última quarta-feira, no Centro de Convenções de Vitória. O plano de investimentos da companhia prevê a aplicação de R$ 156 milhões na ampliação da rede de gasodutos em território capixaba.

Guilherme Dias lembrou que Cachoeiro será a primeira cidade do interior do Estado a ter uma rede de gasoduto. "O projeto vai impulsionar novos investimentos na região e, além disso, tornar as empresas mais competitivas", destacou o secretário.

Dentre os setores beneficiados com a rede está o de rochas ornamentais, cimenteiro, além de postos de combustíveis, que passarão a disponibilizar o Gás Natural Veicular (GNV) para abastecimento da frota de veículos convertidos para esse tipo de combustível. "A rede faz parte do trabalho do Governo do Estado de interiorização dos investimentos", disse Guilherme Dias.

Rede de Gás

A BR Distribuidora, nos últimos 14 anos, instalou 113 quilômetros de rede para fornecer gás natural para as residências, os hospitais, postos de combustíveis, indústrias e outras instalações na Região Metropolitana de Vitória.

Com uma produção atual de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural/dia – dos quais dois milhões de metros cúbicos/dia são disponibilizados para o mercado local e o restante abastece termelétricas no Rio de Janeiro -, a companhia atende hoje mais de 10 mil clientes residenciais, além de pontos comerciais e industriais.

A partir dos novos projetos de investimentos, a previsão é de que, até 2011, a BR Distribuidora atenda 40 mil novos consumidores, abrangendo Cachoeiro de Itapemirim e a área industrial de Anchieta, onde estão projetados investimentos em siderurgia, ferrovia, portos, além do novo terminal Sul de armazenagem de gás natural produzido no mar.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal