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Conteúdo 9 de julho de 2008

Ford lança linha 2009 e apresenta as várias inovações

A Ford lança a linha 2009 dos caminhões Cargo e Série F, trazendo dois novos modelos, o pesado Cargo 6332e e o F-4000 4×4, além de aperfeiçoamentos que aumentam a produtividade e a funcionalidade de suas duas gamas de produtos nesse segmento. “A linha 2009 traz aprimoramentos em sintonia com as necessidades dos clientes e mantém o ciclo constante da Ford na área de produto”, diz Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões América do Sul. "Além da nova versão com capacidade de tração de 63 toneladas, estamos lançando o F-4000 4×4, um caminhão versátil para atender um nicho sem concorrente nessa área", destaca o executivo.

A linha Cargo 2009 recebeu um novo pacote acústico e bancos com suspensão a ar em todos os modelos, além da eliminação da janela traseira, aumentando a segurança do motorista.

Nessa linha, o novo Cargo 6332e 6×4 chega para aprimorar a funcionalidade no segmento, com maior capacidade de carga. A nova suspensão reforçada e pneus apropriados garantem um peso bruto total técnico para 30,5 toneladas, com peso bruto total combinado de 56 toneladas e capacidade máxima de tração de 63 toneladas.

Já a Série F ganhou um visual mais moderno, acompanhando a linha já adotada na F-250. Além dessa mudança, sua principal novidade é o F-4000 4×4, que nasceu e se consagrou nas competições de rali.

Com tração nas quatro rodas e chave de troca 4×2/4×4, a versatilidade do novo modelo é vista em terrenos difíceis e fora-de-estrada. Ele tem peso bruto total de 6.800 kg e é equipado com motor Cummins B3.9 120 Turbodiesel Aftercooler, de 120 cv de potência e 45 kgfm de torque.

Com relação às tendências do mercado, chama a atenção este ano o crescimento dos segmentos de caminhões médios 6×2 (20 a 24 t), pesados 6×4 (24 a 30 t) e extra-pesados (acima de 47 t). "Além de liderar o segmento de semileves, com 47,4% das vendas, a Ford cresceu no número de emplacamentos de caminhões 6×2, onde tem 18%, e 6×4, do qual é a vice-líder, com 33%”, afirma Cláudio Terciano.

A Ford vendeu 32.905 caminhões na América do Sul em 2007 – volume 10% maior que em 2006 – e obteve uma participação de 19% no mercado sul-americano. Em 2008, até maio, já soma mais de 16 mil unidades, que correspondem a um crescimento de 22% sobre igual período do ano passado e uma participação de 19,5%, ou seja, meio ponto percentual a mais em relação a 2007.

No Brasil, as vendas da Ford no varejo cresceram 31% em 2007 e totalizaram 19 mil caminhões, que lhe deram uma participação de 20%, segundo os números do Renavam. Em 2008, até maio, suas vendas aumentaram mais 7,7% em comparação com o mesmo período de 2007 e somaram 8.000 unidades, que correspondem a uma participação de 17,7%.

Para acompanhar esse crescimento, a empresa anuncia a implantação de mais um turno. “Quando o segundo turno entrar em operação, no início de 2009, nossa capacidade de produção saltará para 172 veículos/dia, o que representa um aumento de 48% em relação a 2007.

Mais conforto e funcionalidade são os pontos de destaque da linha Ford Cargo 2009, formada por 12 modelos de caminhões leves, médios e pesados, com peso bruto total de 7.700 kg a 45.150 kg e diversas configurações para os mais variados tipos de aplicações. A linha 2009 incorpora novos detalhes de design e novo isolamento acústico da cabine, além de bancos com suspensão a ar em todos os modelos, que aumentam a funcionalidade dos veículos e o conforto do motorista.

"Pesquisas realizadas com frotistas e motoristas mostraram que os itens de conforto do caminhão têm ganhado força como fator de compra, pois estão diretamente ligados ao bem-estar e à produtividade dos operadores. No Cargo 2009 adotamos bancos com suspensão a ar, que além de mais confortáveis oferecem maior ergonomia”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

Os veículos agora trazem também janela com quebra-vento no lado do passageiro, pára-sol do lado direito e esquerdo e espelho retrovisor externo manual bipartido (plano/convexo), que proporciona mais segurança e visibilidade na pista e em manobras.

Na cabine, a principal mudança é a eliminação da janela traseira, que junto com a adoção de um novo pacote acústico tornou o interior mais silencioso e confortável.

Os médios Cargo 1317e e Cargo 1517e ganharam mais autonomia com o novo tanque de combustível com 275 litros de capacidade. Já os modelos Cargo 1722e, Cargo 2422e e Cargo 2428e receberam novas molas parabólicas na suspensão dianteira, que reduzem a trepidação e aumentam o conforto ao dirigir.

O cavalo-mecânico Cargo 4532e Tractor passou a contar com uma nova relação do eixo traseiro – de 4,56:1 –, que melhora o consumo médio de combustível, e teve seu balanço traseiro reduzido em 150 mm para evitar que o veículo interfira com modelos específicos de carreta. Para completar, recebeu um novo passadiço para suporte do estepe, com acesso facilitado por degraus, que elimina a necessidade de manter o estepe na quinta roda.

O segmento de caminhões 6×4 é, há dois anos, o que mais cresce no mercado, impulsionado principalmente pelo avanço da cana e da construção civil. A Ford foi a marca que mais ganhou espaço nessa faixa, graças sobretudo ao sucesso de dois modelos: o Cargo 2932e, aplicado como basculante, e o Cargo 5032e, usado como madeireiro e canavieiro.

O novo Cargo 6332e chega como sucessor desses dois modelos e aprimora as suas funcionalidades com maior capacidade de carga. Reforços na suspensão e nos pneus permitiram o aumento do seu peso bruto total técnico para 30,5 toneladas, com peso bruto total combinado de 56 toneladas e capacidade máxima de tração de 63 toneladas.

O novo pesado é produzido com duas distâncias entreeixos, nas versões de 3.440mm e 4.580mm, as mesmas do Cargo 2932e e do Cargo 5032e, respectivamente. As principais mudanças incorporadas são o reforço nos braços tensores dos eixos traseiros – que aumentaram a capacidade de cada um de 10.800 para 12.000 kg, somando 24.000 kg – e no eixo dianteiro, que passou de 6.000 para 6.500 kg. Seu eixo traseiro é o Arvin Meritor MT 50-168, com relação de 4,56:1. Esses aprimoramentos, junto com a adoção dos novos pneus radiais sem câmara 295/80R, da Pirelli, respondem pelo seu maior PBT técnico.

Sua câmara de freio do tipo pistão proporciona frenagem mais efetiva e segura que o antigo sistema de molas acumuladoras, além de reduzir o desgaste do conjunto e o custo de manutenção. O Cargo 6332e já vem de série com protetor do radiador e engate para Julieta montados no Mod Center da Ford. O veículo, quando não traz ar-condicionado, é equipado com climatizador de cabine, que aumenta o conforto para o operador principalmente em aplicações fora de estrada.

Ele é impulsionado por motor eletrônico Cummins 8.3 L ISC, de seis cilindros e 319 cv, e transmissão Eaton RT-8908-LL, de 10 marchas à frente e três à ré. “O novo Cargo aumenta as vantagens da linha no segmento 6×4, com foco na robustez, no desempenho e no custo-benefício”, afirma Pedro de Aquino. Os traçados Cargo 2622e e 2628e também trazem câmara de freio do tipo pistão que proporciona frenagem mais efetiva e segura que o antigo sistema de molas acumuladoras, além de reduzir o desgaste do conjunto e o custo de manutenção.

Fonte: Anfir

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