Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 27 de maio de 2012

Flexibilidade e produtividade: o segredo do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma pesquisa encomendada pela Regus à MindMetre, organização independente, mostra que profissionais do Brasil estão conseguindo melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mesmo com um aumento na carga de trabalho, as pessoas estão gostando mais de suas funções e a maioria acredita ter tempo suficiente para cuidar de assuntos pessoais.

O Índice de Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional analisa os indicadores de satisfação profissional e a opinião dos entrevistados sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com base nas informações do cotidiano, como jornada de trabalho e o tempo gasto no trajeto casa-trabalho, coletados a partir de uma pesquisa global com cerca de 16.000 profissionais em mais de 80 países. Os dados atuais demonstram aumento de 42% no equilíbrio entre vida pessoal e profissional do brasileiro, entre 2010 e 2012.

"Os resultados confirmam uma mudança de mentalidade em relação ao modelo tradicional de trabalho, cujo melhor exemplo é a alteração na CLT que decreta que a troca de e-mails após o expediente deve ser considerada como hora extra”, afirma Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil. “Após a queda do mercado nos anos anteriores a 2010 e a consequente desaceleração da economia mundial, não é surpresa que os profissionais demonstrem mais alegria neste momento. Exemplo disso é que a preocupação  com a estabilidade no trabalho diminuíram em alguns setores. Além disso, o Índice de Confiança Comercial da Regus confirma que os gestores das empresas no Brasil estão entre os mais otimistas com o cenário econômico atual”, acrescenta Ribeiro.

Os principais resultados no Brasil mostram que:
1. A pontuação atual no Brasil é de 151, acima da média global de 124;
2. Mais da metade dos profissionais gostam do seu trabalho (81%) e estão satisfeitos com a quantidade de tempo disponível para ficarem em casa ou para cuidar de assuntos pessoais (51 %);
3. A grande maioria dos profissionais (83%) afirmou um aumento nas conquistas profissionais em comparação a 2010, confirmando a ligação entre equilíbrio e produtividade;
4. Mais da metade (59%) dos entrevistados afirma que as empresas demonstraram esforço para diminuir o tempo em que o funcionário leva de sua casa ao trabalho, confirmando o estresse causado no trajeto para chegar e sair do trabalho;
 
A pesquisa também confirma que funcionários felizes são mais produtivos. A maioria dos entrevistados declarara que suas conquistas foram maiores do que em 2010. "À medida que a economia continua a crescer e o mercado se torna mais dinâmico, as empresas que buscam manter e contratar profissionais talentosos não devem ignorar os benefícios do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, as empresas se tornaram cada vez mais focadas nos resultados durante o período de retração da economia e, em todos os lugares, estão optando por práticas profissionais menos tradicionais, buscando maior eficiência ao permitir mais flexibilidade aos funcionários. Uma medida que está se popularizando é ajudar os profissionais a reduzirem o cansaço e a improdutividade causada pelo percurso casa-trabalho, por meio da introdução de práticas profissionais mais flexíveis”, considera Ribeiro.

"Essas medidas permitem  que o funcionário fuja do horário de pico; trabalhe em locais próximos a sua casa, o que propicia  mais tempo  livre. Não restam dúvidas de que essa flexibilidade para que o funcionário defina seu modo de trabalhar está sendo vista como um dos fatores mais importantes para se atingir o bem-estar e a produtividade”, conclui Ribeiro.

A pesquisa analisou as opiniões de cerca de 16.000 profissionais em mais de 80 países cadastrados no banco de dados mundial de contatos da Regus, que reúne mais de 1 milhão de empresas e é formado  por gerentes seniores  e proprietários de organizações de todo o mundo. Os entrevistados responderam perguntas sobre  jornada de trabalho, satisfação com o tempo disponível para permanecerem em casa ou com a família, e suas opiniões acerca da melhoria no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O Índice avalia os dados acima e o benchmark em relação à pontuação foi definido  em 100, em 2010.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal