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Conteúdo 5 de outubro de 2009

F1: um dia de corrida, mais de 250 de preparação

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, Interlagos, SP, irá sediar mais um Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Mas estes 3 dias de evento começam muitos meses antes. Para que tudo esteja pronto dentro do programado, uma verdadeira operação de guerra precisa ser montada. A operação logística que viabilizará um dos eventos esportivos mais esperados do ano começa a ser desenhada com quase um ano de antecedência, pois requer muita pesquisa e planejamento.

Este é o 18º ano consecutivo que a Célere Intralogística realiza esse trabalho. O Brasil é o único país do mundo em que a Formula One Management (FOM), empresa inglesa que administra todas as provas da Fórmula 1, contrata um operador logístico local para coordenar e executar toda a operação.

Apesar de o evento gerar um ambiente essencialmente masculino, as mulheres estão profundamente envolvidas na operação, desde o gerenciamento, que no caso esta a cargo da empresária Maria Regina Yazbek, até a operação de empilhadeiras. Heloisa Ferreira Pires é uma das operadoras de empilhadeira que já está em seu segundo ano na operação da F1.

A operação

Para o transporte e a movimentação de quase 1.000 toneladas de equipamentos envolvidos no evento, são utilizados mais de 70 caminhões, 50 empilhadeiras e paleteiras e cerca de 300 profissionais (operadores, engenheiros, coordenadores e técnicos). São mais de 500 horas ininterruptas de trabalho e vários veículos de apoio para executar toda a operação.

Os comboios, que percorrem um trajeto de aproximadamente duas horas, saem de Campinas com destino ao autódromo de Interlagos, tendo aproximadamente 3 quilômetros de extensão. A Célere e a promotora do evento no Brasil se programam junto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), a polícia militar e a polícia militar rodoviária para minimizar os impactos no trânsito da cidade.

Tudo precisa estar pronto no dia 12 de outubro para o início dos trabalhos das equipes: carros, contêineres, caixas com ferramentas, motores, placas, divisórias, aparelhos de som e televisão. Durante o período entre os treinos e a corrida, uma equipe operacional permanece de plantão para atender as necessidades de cada equipes.

E ao término da corrida, quando é dada a bandeirada final aos pilotos, inicia-se uma nova corrida para a equipe da Célere, que deve em 24 horas colocar mais de 90% da carga novamente no aeroporto de Viracopos e no máximo em 48h, tudo já deve ter sido despachado, devidamente acondicionado e identificado para ser enviado à Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para que no dia 1° de novembro aconteça a corrida de encerramento da temporada 2009 da Fórmula 1.

Texto: Assessoria de imprensa da Célere

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