Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 11 de janeiro de 2010

Eventos esportivos e eleições prometem ampliar as vagas

As previsões para o novo ano que se inicia são de criação de novas oportunidades de trabalho e maior desenvolvimento econômico. O levantamento mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos aponta que, apesar do menor número de vagas para executivos disponibilizadas em dezembro – em função do período que inclui Natal, Ano-Novo, férias –, o mercado está aquecido e começa o ano com bastante otimismo.

Segundo a pesquisa da Consultoria, em dezembro foram geradas 1.327 novas vagas no mercado, o que representa uma queda de 21,8% em relação a novembro. “Em 2010, esta situação se reverterá. Especialmente na Construção Civil, haverá um grande aumento da demanda em razão dos eventos esportivos e das eleições”, explica Hélio Terra, Presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Em 2010, as perspectivas também são de que muitas empresas estrangeiras se instalem no país. Apesar de a crise econômica ter diminuído o número de vagas em 2009, ela também fez com que o Brasil se tornasse uma vitrine para o mundo, já que as filiais brasileiras ganharam destaque ao aumentar as vendas das companhias – por vezes se configurando até como o principal mercado das multinacionais.

O levantamento abrange: São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas (Interior de SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Dentre elas, as que mais abriram vagas foram: São Paulo (26%), Rio de Janeiro (20%), Salvador (14%), Porto Alegre (13%) Belo Horizonte (12%), Campinas (8%) e Curitiba (7%).

O mercado é dos engenheiros

A pesquisa mostra que os engenheiros permanecem como os profissionais mais requisitados do mercado. Em dezembro, foram solicitados em 20,5% do total de vagas. Confira o ranking das dez graduações mais solicitadas no último mês do ano:

1.    Engenharia
2.    Administração
3.    Ciências Contábeis
4.    Propaganda/ Publicidade e Marketing
5.    Economia
6.    Direito
7.    Psicologia
8.    Tecnologia da Informação
9.    Comunicação Social
10.    Comércio Exterior

Setores que mais abriram vagas

De acordo com o levantamento, as áreas que mais se destacaram em dezembro foram: Comercial, com 13% das vagas; Engenharia, com 11%; Administrativa, Tecnologia da Informação e Financeira, com 7% cada; Recursos Humanos, com 6%; Industrial e de Marketing, com 5% cada; Jurídica e de Contabilidade, com 4% cada.

De onde vêm as vagas

Em dezembro, as empresas nacionais continuaram liderando o ranking de abertura de vagas, com 81,6% das novas posições de emprego, sendo o restante das oportunidades oferecidas por multinacionais.

Texto: Ricardo Xavier Recursos Humanos
Foto: stock.xchng

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal