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Conteúdo 22 de setembro de 2014

Estudo mostra necessidade de reajuste do frete de 9,66%

A NTC divulgou recentemente estudo sobre a defasagem do frete. A pesquisa, elaborada pelo DECOPE – Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC, apontou uma defasagem do frete de 9,66%.
 
A sondagem da associação, elaborada com cerca de 400 empresas do setor, mostra, além da defasagem do frete, o desaquecimento do mercado de transportes. Houve uma queda no desempenho das empresas de 5,8% no último ano e mais de 30% das empresas sofreram com a desvalorização de 10%, segundo a pesquisa.

 

Defasagem

Apesar da cobrança do frete estar abaixo do custo mínimo, o preço do frete de caminhão teve a menor alta desde 2011. O aumento médio foi menor que a inflação, sendo de 2,79% para a carga fracionada e de 4,85% para a carga única, tipo lotação.
 
O assessor técnico e engenheiro de transportes da NTC, Lauro Valdívia, responsável pela pesquisa, revela que a desaceleração da alta se deve a fatores como a redução de custos do setor, o preço do diesel que permanece estável e o valor dos caminhões, que está em queda desde 2013, a diminuição do mercado e a desoneração da folha de pagamento.

O presidente da NTC, José Hélio Fernandes, afirma que apesar dos esforços, as empresas não estão conseguindo reajustar seus valores de frete e destaca que o reajuste de 9,66% é apenas o mínimo desejável para equilibrar receitas e despesas, “sendo preciso assegurar lucros que possibilitem os indispensáveis investimentos futuros”, explica.

Além do reajuste do frete, Fernandes lembra da necessidade da remuneração adequada de custos e serviço adicionais, não contemplados nas tarifas normais. “O resultado do estudo sinaliza às empresas do setor que não abram mão, sob qualquer pretexto, do ressarcimento de custos significativos cobertos pelos demais componentes tarifários, como o frete-valor, o GRIS, a cubagem e as generalidades, pois, muitas vezes, os custos com esses serviços são superiores ao do próprio frete arrecadado”, declara.
 
Dos entrevistados, 13,3%, ao invés de ajustarem o frete, deram desconto ao embarcador e 20,7% mantiveram o valor cobrado no ano anterior (2012). Dos que reajustaram, a média de aumento foi de 7,3%, inferior ao necessário para cobrir os custos de operação.

 

Clima

O mesmo levantamento revelou que os empresários não estão otimistas com o setor. Metade dos entrevistados acredita que a empresa não vai crescer ou irá diminuir de tamanho em 2014, cerca de 90% acham que o frete não irá aumentar ou irá diminuir e 59% creditam na falta de crescimento e piora no mercado.
 
 

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