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Conteúdo 20 de setembro de 2010

Especialista dá dicas para planejar ações para vendas de fim de ano

O fim de ano está chegando. Com ele, como de praxe, os picos de vendas também se aproximam, inclusive, no e-commerce. Pensando nisso, o consultor da Magoweb Marketing Digital e Soluções para Internet, Silvio Tanabe preparou algumas dicas para as empresas planejarem ações promocionais em seus sites e ficarem um passo à frente da concorrência.

“O inicio do pagamento da primeira parcela do 13º salário a 23 milhões de beneficiários (totalizando R$ 9 bilhões) é a largada para as compras de final de ano, que devem bater novos recordes” comenta Tanabe, ressaltando as expectativas para o e-commerce, que fechou o primeiro semestre de 2010 com crescimento 40% superior ao do ano passado e que deve chegar a R$ 14 bilhões, segundo as previsões do e-Bit.

Uma das dicas do especialista é ter atenção com a logística. Para ele, tão importante quanto vender é entregar de forma ágil e com menores custos. Por isso, aconselha que as empresas procurem oferecer opções de remessa nas quais o custo é calculado de acordo com prazo de entrega, possibilidade de rastreamento e segurança.

Confira abaixo outras dicas propostas por Tanabe para estruturação do e-commerce para as vendas de final de ano.

Dê um banho de loja no site: Este é um bom momento para atualizar o conteúdo do site, revendo textos, substituindo imagens antigas, acrescentando novas seções sobre produtos, modernizando o layout e facilitando as consultas dos clientes. O site é como a sua loja e, quanto mais atraente ele for, mais visitas terá.

Crie promoções: Para se destacar é preciso criar promoções diferenciadas para os seus clientes na internet. Ofereça algum tipo de benefício, como ofertas especiais, preços diferenciados para compras antecipadas, sorteio de brindes, etc. Reserve um espaço especial e de destaque no seu site para elas.

Faça propaganda: Não basta ter um bom site e promoções diferenciadas. É preciso que os seus clientes saibam que elas existem. Para divulgá-las, você pode usar os próprios recursos da internet, como campanhas de links patrocinados em sites de busca como Google, Yahoo! e Bing, banners em portais de conteúdo ou e-mail marketing.

Atenção especial para as redes sociais: Atuar nas redes e mídias sociais como Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr é uma ótima forma de promoção, mas cuidado! Não esqueça que elas são redes de relacionamento e não apenas veículos de propaganda. Isso significa que você também pode receber reclamações e queixas sobre a loja. Além de divulgar, profissionais responsáveis também precisam atuar com atendimento ao cliente. 

O importante é pagar: Oferecer todas as formas possíveis de pagamento (cartões de crédito de todas as bandeiras, boleto, débito automático, etc.) também é um diferencial e compensa amplamente os custos envolvidos. A nova lei que entrou em vigor recentemente acabando com o duopólio das operadoras de cartões de crédito trouxe mais vantagens para as lojas, que podem negociar melhores condições de pagamento para você e seu cliente.

Monitore a audiência e o tráfego: Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico é a possibilidade de mensurar em detalhes a audiência e o tráfego nos sites. Faça uso de ferramentas como o Google Analytics para descobrir o número de visitas, origem dos internautas, tempo de visitação, páginas mais visitadas, horário e dia da semana com maior número de visitas. Estes relatórios constituem um verdadeiro mapa de oportunidades, permitindo que você acompanhe e avalie os resultados das suas ações.

Mais informações e dicas sobre o assunto poderão ser esclarecidas no próximo dia 29, quarta-feira da semana que vem, na palestra virtual que a Magoweb irá promover. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link www.magoweb.com.

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