Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de abril de 2010

Empresas brasileiras estão gastando mais com logística

Segundo o ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain, as empresas brasileiras estão gastando mais com logística: 8,3% da sua receita líquida, contra 7,5% de 2005. O estudo foi feito com 87 das maiores companhias brasileiras em faturamento, de 16 setores da economia, e pode ser encontrado na íntegra no Panorama ILOS “Custos Logísticos no Brasil”.

O excelente momento da economia mundial no primeiro semestre de 2008 e a crise financeira internacional do final do ano foram os principais motivos para esse aumento nos custos logísticos. No primeiro caso, o crescimento na movimentação de cargas obrigou as empresas a buscarem outros modais como alternativa, encarecendo o transporte. Já a crise financeira, embora tenha reduzido os gastos com transporte, provocou um aumento nos produtos encalhados, encarecendo os custos com armazenagem e estoque.

Fonte: Pesquisa Instituto ILOS

Na matriz de custos logísticos brasileira, o transporte é o responsável pela maior fatia, com 53,2%. O estoque é o responsável pela segunda maior parte, 25,5%, seguido pela armazenagem, com 21,2%.

A movimentação por longas distâncias de grandes volumes de produtos, na maioria das vezes de baixo valor agregado, faz com que as empresas do Agronegócio sejam as que mais gastam com logística, 13,3% da sua receita líquida. Logo em seguida estão as indústrias de Bebidas, com 12,7%, devido à forte distribuição urbana e o alto grau de fracionamento das cargas.

Texto: ILOG
Foto: Stock.xchng

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal