Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 22 de abril de 2012

Empresas brasileiras buscam parcerias e visibilidade através da Hannover Messe 2012

Ponto de encontro e negócios para empresários, engenheiros, compradores e fornecedores do setor industrial do mundo inteiro, a Hannover Messe é a maior mostra mundial desse segmento. Focalizando este ano tendências e soluções para a produção industrial sustentável, a chamada "Greentellingence", expositores de diversos setores industriais, incluindo brasileiros, irão demonstrar como a integração inteligente de processos eficientes, materiais ecologicamente amigáveis e produtos sustentáveis vão impulsionar o futuro deste mercado.

"O tema 'Greentelligence' reflete uma nova forma de pensar em pequenas e médias empresas em todo o mundo: há hoje uma preocupação em como fazer negócios enfrentando os crescentes custos de matérias-primas e energia e a concorrência acirrada por recursos escassos", comenta Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, subsidiária no País da Deutsche Messe AG, promotora da feira. Segundo ele, 135 empresas e entidades brasileiras participam do evento.

E é com o objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas estrangeiras a ingressarem no mercado brasileiro – através de parcerias, joint-ventures ou fusões que proporcionem troca de tecnologia – principalmente na área de energias renováveis, como fazendas eólicas e pequenas centrais hidrelétricas, que a JPrayon&Partners Brasil, com sede em Blumenau, SC, fará sua estreia na Hannover Messe 2012.

"Somos uma empresa nova, que tem a proposta de atrair e apoiar empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil", diz Jean Prayon, CEO. Segundo ele, a JPrayon oferece serviços como pesquisa e dimensionamento de mercado, identificação de potenciais investidores locais, análise de atratividade setorial, estruturação de negócios e identificação de concorrência, entre outros.

"Com a participação na Hannover Messe 2012, nossa expectativa é tornar a empresa mais conhecida na Europa e iniciar novos contatos e negócios", diz o CEO da empresa.

 

Soluções em automação industrial

Fundada em 1972, a Contrinex, de Vinhedo, interior paulista, produz componentes para automação industrial, com destaque para a linha de sensores de proximidade para diversos segmentos de mercado. A empresa vai lançar no evento a nova série de sensores C44, com grau de proteção IP 69K, que pode trabalhar em temperaturas de -25°C a 85°C. "Esta solução é ideal para todas as aplicações que requerem um sensor confiável e que possui uma excelente relação custo benefício", garante Vilson Storani Junior, diretor geral.

Outra brasileira que trará soluções em automação industrial à Feira Industrial de Hannover é a Artec, de São Luiz, MA. "Trata-se do software Sis-Log desenvolvido pela Artec em parceria com diversas entidades, entre elas a FINEP e o CNPq", conta Areolino de Almeida Neto, coordenador de software. Segundo ele, o Sis-Log é um sistema de localização de ônibus urbanos com tecnologia inovadora e de baixo custo.

Fabricante de instrumentos para indicação, controle, aquisição, registro e supervisão de dados atuando também no segmento automação industrial, a Novus, com sede em Porto Alegre, RS, tem participação rotineira na Hannover Messe. "A feira está ligada ao objetivo constante da empresa de aumentar a presença no mercado europeu através do desenvolvimento de novos distribuidores", explica Aderbal Fernandes Lima, CEO. De acordo com ele, a Novus possui mais de 100 distribuidores ao redor do mundo e também em todos os estados brasileiros.

"Este ano vamos destacar no evento os transmissores de umidade e temperatura wireless, o registrador FieldLogger e o transmissor de pressão com faixa configurável através de configurador USB NP-300. Esperamos aumentar ainda mais a visibilidade da NOVUS na Europa, fortalecer a marca e estreitar relacionamentos comerciais com os parceiros atuais", diz Lima.

 

Missões comerciais brasileiras

Pelo menos de 110 empresas brasileiras deverão compor uma missão empresarial à Hannover Messe 2012 articulada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), através da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócio (Rede CIN) e coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Segundo Kurt Ziegler, supervisor do Centro Internacional de Negócios – CIN-RS, as missões empresariais brasileiras à Feira Industrial de Hannover são organizadas pela FIERGS, há mais de 25 anos: "elas têm como objetivo propiciar às empresas brasileiras, visitantes do evento, a possibilidade de acessar novas tecnologias, fomentar parcerias, estabelecer novos contatos potenciais e buscar oportunidades para transferência de tecnologias", explica Ziegler. De acordo com ele, na Hannover Messe 2011, os cinco segmentos de maior interesse das empresas foram os de fornecimento industrial (21,18%), automação industrial (20%), metalurgia (17,65%), metalmecânico (14,12%) e energia (11,76%). 

O CIN-RS propiciará aos participantes suporte técnico e logístico, estande de apoio, tradutores e a possibilidade de participação no Encontro de Negócios Technology Cooperation Days. "Trata-se de uma rodada internacional de negócios, coordenada pela Enterprise Europe Network. Através de um sistema online cada empresa poderá solicitar reuniões com outras empresas, bem como receber solicitações. No www.technologycooperationdays.com é possível conhecer os perfis das empresas participantes e montar uma agenda individualizada", informa o executivo. 

O programa da missão prevê também circuitos guiados na feira com temas específicos e acompanhamento técnico especializado, visitas técnicas na Alemanha (estão previstas quatro visitas que incluem indústria automotiva, fabricação de máquinas agrícolas e um fabricante de metais) e estudos de mercado disponibilizados pelo Programa AL-Invest. 

Ziegler destaca que são ainda parceiros nesta iniciativa o SEBRAE-RS e o SENAI-RS, com a participação de técnicos especializados que dão suporte aos empresários.

 

Destino das MPEs gaúchas

Selecionadas através de chamada pública, 15 micro e pequenas empresas gaúchas do setor metalmecânico irão participar da missão internacional à Feira Industrial de Hannover. As empresas selecionadas e participantes de projetos setoriais do Sebrae/RS contarão com apoio financeiro de 50% no pacote de viagem, que inclui passagens e hospedagem, além de treinamento e consultoria focada no mercado internacional. As demais terão apoio de 40%. Além do treinamento pré-missão, os participantes recebem acompanhamento técnico do Sebrae/RS, que também realizará avaliações diárias com o grupo, que  embarca para a Europa com o objetivo de obter novos conhecimentos, tecnologias e inovação, bem como estabelecer possíveis parcerias comerciais.

Serviço: Informações sobre a missão empresarial brasileira à Feira Industrial de Hannover podem ser obtidas através do site www.cinrs.org.br , e-mail: cin@fiergs.org.br ou telefone: 51 3347 8675.

 

Informações sobre o programa da HANNOVER MESSE estão disponíveis nos sites: http://www.hanover.com.br ou http://www.hannovermesse.de

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal