Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de outubro de 2008

Dragagem do Porto de Santos: desta vez vai sair?

Parece que dessa vez a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Santos vai sair. Finalmente! O maior porto nacional espera por isso há anos, e põe ano nisso. Ainda está fresquinha a Licença Prévia assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, na terça-feira (30). O desencadeamento de todo o processo de licitação dependia, segundo o ministro dos Portos, Pedro Brito, e o presidente da Codesp, José Roberto Serra, reiteradas vezes em entrevistas e declarações para a imprensa, desse documento do órgão ambiental do governo federal.

Outro ponto positivo, pelo menos até agora, é que mais um compromisso parece será cumprido. Tanto Brito como Roberto Serra disseram que o edital de licitação da dragagem do Porto de Santos sairia no mês de outubro. Estamos no mês.

Todas as atenções, sem dúvida nenhuma, se voltam, mais uma vez, ao Porto de Santos. Quais serão as regras que constarão do edital, quem vai participar da licitação e como será essa participação.

A Licença, segundo infirmou a assessoria do Ibama, é válida por quatro anos, mas terão de ser observadas oito condições específicas, entre elas: a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, responsável pelo empreendimento, deverá complementar a caracterização geoquímica dos sedimentos a serem dragados, detalhar as atividades de derrocamento, incluindo alternativa selecionada para descarte do material, apresentar as características técnicas das dragas considerando que as mesmas devem adotar tecnologias ambientalmente corretas que visem minimizar a turbidez.

Mas, é bom que se diga, muita água vai rolar ainda por debaixo dessa ponte até se ver as dragas retirando o material sedimentado do canal para aprofundá-lo para 15 metros.

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal