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Conteúdo 30 de novembro de 2009

Diretoria de Operações e Negócios atua há seis meses na Columbia

Cerca de seis meses após assumir o cargo de diretor de Operações e Negócios da Columbia, Marcelo Bueno Brandão (foto), desde 1996 na companhia, já realizou importantes ações, como a integração entre todas as empresas do Grupo, a montagem do Plano de Negócios consolidado e a criação da área de relacionamento com os clientes.

Neste primeiro semestre de atuação, a nova diretoria, criada com o objetivo de proporcionar maior dinamismo e desenvolvimento aos negócios da companhia, tem mostrado empenho na busca pela proximidade com todos os órgãos e empresas que fazem parte do dia a dia do Grupo Columbia, como a Receita Federal e Despachantes Aduaneiros. Além disso, a regionalização das áreas de negócios, já que cada região tem as suas peculiaridades, também é um dos focos do departamento.

De acordo com Brandão, a criação da diretoria de Operações e Negócios faz parte de um processo de evolução. “Com ela, você tem quem vende e quem entrega o serviço sob um único guarda-chuva. Quem vende também tem a obrigação de entregar o serviço”, explica, ressaltando que o objetivo também é melhorar o planejamento de vendas e operações. “Como eu já possuía conhecimento nas duas áreas, pois já havia passado por Projetos, Qualidade, Operações e TI, foi uma oportunidade para essa união”, complementa.

Sobre o cenário com o qual se deparou ao assumir o cargo, Brandão afirma que no que diz respeito à área de operações, que ele já conhecia, foi um trânsito fácil. Já na área de negócios, a diretoria procura focar na busca pelo planejamento integrado, pois a Columbia tem grupo grande e clientes que possuem trânsito comum em diferentes regiões. Desta forma, a nova área da empresa busca integrar o planejamento comercial com planejamento estratégico e alinhar trabalho de gestão empresarial com o dia a dia operacional.

Como responsável pela diretoria, ele conta que cuida de todo o orçamento de vendas, despesas e resultados. Anteriormente, duas pessoas eram responsáveis. Hoje, a integração é total. “Nossos vendedores conhecem nossos custos, o que facilita a negociação”, garante. “É daqui que saem definições, planejamento e gestões para as unidades 100% Columbia e as outras empresas do Grupo. Além dessas definições, a diretoria tem a responsabilidade de garantir que os projetos desenvolvidos estejam 100% alinhados com o que o cliente precisa. De nada adianta a equipe conhecer custos, se não estiver alinhada com o projeto. É função minha passar para a equipe a real necessidade do cliente”, explica.

Em 2008, o Grupo registrou um faturamento de R$ 770 milhões e estima fechar 2009 atingindo R$ 900 milhões. Vale lembrar que neste ano o Grupo investiu na ampliação do CD Cajamar, SP, e nas melhorias a ampliação das instalações da Interporti, em Santa Catarina.

Para os próximos anos, Brandão acredita em bons ventos e projeta crescimento e lucro. “Todas as nossas ações planejadas em termos de crescimento para os próximos três anos já constam no planejamento estratégico. Faremos Investimentos em novos armazéns, na atividade de transporte e a continuidade dos investimentos do Sul e Nordeste”, finaliza.

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