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Conteúdo 27 de outubro de 2014

Detalhes na hora de comprar pela internet fazem toda diferença

Atraso nas entregas ou produtos que nunca chegam ao consumidor são alguns dos problemas desse tipo de compra. Para aproveitar os bons preços do e-commerce, especialista orienta atenção e pesquisa. 

O Natal está chegando e as famílias começam a se preparar para a compra dos presentes. No Brasil, cada vez mais esse processo ocorre pela internet, tanto pela praticidade de um único “clique”, quanto pelos preços – que realmente são mais em conta. Para auxiliar os consumidores e garantir que não caiam em armadilhas, o especialista Cristiano Diehl Xavier orienta a melhor forma de prevenção. “Alguns detalhes passam despercebidos na hora de efetuar a compra e custam caro para quem presenteia. Um dos maiores erros do internauta é não conferir a credibilidade do site, ação simples que evita muitos problemas”, revela. Essa pesquisa pode ser feita no PROCON da cidade do consumidor e de forma gratuita. 

Ainda sobre os sites de compra, é possível verificar nos canais de reclamações espalhados pela internet, se o escolhido possui muitos clientes insatisfeitos. Além disso, o fornecedor é obrigado a ter CNPJ e o numero deve constar no site. A Receita Federal também oferece uma forma de verificar a situação da empresa. 

Depois de realizada a compra, outro problema comum causa dor de cabeça para os consumidores: o prazo de entrega. Muitos casos de compras realizadas para o Natal chegam apenas no ano seguinte. Assim como o valor exato, o prazo tem que constar antes de aceitar o negócio. O conselho de Xavier é planejar com antecedência a compra. “Planejamento é a palavra mais adequada para evitar incidentes. Ter tempo para pesquisar o fornecedor, avaliar bem a compra e os valores são medidas básicas de segurança”, alerta. 

Apesar de ganhar nos descontos e melhores preços, o consumidor deve desconfiar de “milagres” como aparelhos eletrônicos muito baratos. “O valor dos produtos é mais em conta, mas nada exagerado. Fique bem atento às promessas de “compre um, leve dois”, por exemplo”, diz. Outro ponto importante é avaliar se o site apresenta outras formas de pagamento, além do cartão de crédito. O Código de Defesa do Consumidor exige que as pessoas tenha o direito de efetuar a compra de outras formas. As compras feitas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias. 

Mantenha em local seguro os dados da compra efetuada, desde o protocolo até a confirmação do pagamento. “Na hora de reivindicar qualquer problema, esses documentos serão um aliado do consumidor. Cada site precisa respeitar as normas do seu país de origem, por isso, não se esqueça de analisar de que importador está comprando”, conclui. 

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