Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de outubro de 2010

Crescimento do setor farmacêutico traz muitas oportunidades para indústria e varejo

O segmento farmacêutico no Brasil tem sido marcado por um crescimento inquestionável. De acordo com dados da IMS Health, consultoria especializada na área, apenas no ano passado, o setor movimentou cerca de US$ 15 bilhões, e neste ano continua a todo vapor. Mas grandes mudanças também movimentam a indústria e o varejo farmacêutico, como as novas determinações da resolução RDC 44/09, da Anvisa, e a proibição da venda de antibióticos sem receita médica.

A queda da patente de alguns remédios também tem sido alvo de discussão. Já no campo dos genéricos a situação é bastante favorável, como revela a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos). De acordo com a associação, somente no ano passado, foram comercializadas em torno de 330,9 milhões de unidades de genéricos no Brasil. Com a previsão de vencimento da patente de 12 medicamentos até o fim deste ano, a participação dos “remédios sem marca” deve crescer ainda mais. A Pró-Genéricos estima que até o término de 2011 alcancem 33% do mercado farmacêutico. Ou seja, ainda há muitas oportunidades para o Brasil nessa área e, para quem souber aproveitá-las, isso pode significar aumento no faturamento. Mas quem deseja surfar nessa onda tem de investir em novas tecnologias e equipamentos, a fim de incrementar a linha de genéricos. É uma corrida contra o tempo, já que o processo de pesquisa para desenvolver um novo produto leva cerca de dois anos.

Para o varejo, adequar-se às novas determinações da Anvisa e manter os medicamentos, inclusive os isentos de prescrição médica, longe do alcance dos usuários traz um leque de oportunidades para fidelizar clientes e criar ou consolidar mais um canal de vendas para o consumidor. Além de aumentar o sortimento com produtos de higiene pessoal e beleza, a RDC 44/09 permite ao farmacista oferecer serviços como colocação de brincos, administração de medicamentos (injeções), teste de glicemia e medições de pressão arterial, entre outros.

Fonte: Versátil Comunicação Estratégica
Foto: Stock.xchng

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal