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Conteúdo 28 de março de 2011

Controle da temperatura e da pressão dos pneus garante economia

Somente 15% das paradas provocadas por pneus são oriundas de avarias imprevistas. As restantes 85% das paradas começam com pequenos vazamentos. Os motoristas normalmente percebem tarde demais esta perda gradual de ar e como conseqüência surgem problemas mais sérios.

A cada dia os veículos de carga e transporte de passageiros recebem mais investimentos em tecnologia. Mas um item que ainda continua com sua manutenção precária e sem o uso de recursos mais tecnológicos são os pneus. "Sou motorista de ônibus de turismo há nove anos e sempre me senti inseguro em relação aos pneus do veículo, isto porque não era possível controlá-los durante toda viagem", conta Ademir Silveira, que trabalha para Spazzini Turismo.

De acordo com Bruno Pinho Lucas, engenheiro mecânico da Comil Ônibus, os benefícios de controlar tanto a pressão como a temperatura do pneu são vários. "Saber em tempo real a calibragem dos pneus pode trazer para os frotistas benefícios reais, como a maior economia de combustível e o aumento da durabilidade dos pneus. Além disso, a segurança da viagem também é redobrada, já que a inspeção desse importante componente passa a ser feita a todos os momentos tanto por parte motorista quanto pelo gerente de frota caso o equipamento e o veículo estejam interligados ao um rastreador", explica Lucas.

Tanto os profissionais da Spazzini Tur como da Comil testaram em primeira-mão o sistema de TPMS (Sensores de Pressão e Temperatura de Pneus para veículos pesados), trazido para o país pela Toigo Importadora.

O equipamento, portátil, permite que os próprios motoristas dos veículos possam acompanhar o estado real dos pneus durante sua viagem. "Com este novo equipamento, procedimentos arcaicos, como o bater com um martelo no pneu na tentativa de adivinhar seu estado, serão deixados de lado e o transportador ganhará mais economia. É um produto focado ao transportador que almeja obter reduções no desgaste de pneus, perda de pneus por baixa pressão e reduções no consumo de combustível e reduzindo emissões de CO² na atmosfera. Além de programar a manutenção dos pneus da frota quando realmente for necessário", diz Frederico Toigo, diretor da Toigo Importadora.

Para o motorista da Spazzini, que rodou mais de 5.000 km munido do novo sensor, o sistema agregou mais segurança às viagens. "Os sensores que testamos foram instalados em um ônibus com chassis Scania 380 com carroceria da Comil e seu painel de indicador me deixou mais seguro para fazer curvas e até mesmo sentir as diferenças de estabilidade do próprio veículo", explica Silveira.

Além da segurança, Silveira reforçou a praticidade do equipamento. "Todos os dias podia visualizar pelo monitor pequenos vazamentos em cada pneu e corrigi-los antes de começar a rodar, o que trás até economia de combustível para viagem", afirma.

Pneus calibrados e com a temperatura correta podem proporcionar uma redução no consumo de combustível de até 2%, além disso, podem retardar o desgaste em até 16% e perda de pneus em até 25%, além permitir que o frotista faça todas as recapagens no pneu, pois a calibragem ideal preserva a da carcaça do pneu em bom estado.

Os sensores auxiliam no controle da manutenção do veículo por parte do motorista e do gerente de frota (se ele possuir um sistema de rastreamento integrado ao equipamento).

De acordo com Antonio Carlos Soares, coordenador de Frotas da DPaschoal, a pressão de inflação é o fator de maior importância para a durabilidade e o desempenho dos pneus. "Se a pressão não estiver correta, ocorrerão diversos problemas nos pneus como: desgaste irregular, fadiga da carcaça, trincas circunferências na área do talão, sobrecarga e até mesmo a quebra da carcaça". 

Ainda segundo o coordenador, quando um veículo está corretamente alinhado, balanceado, e calibrado é possível conseguir uma economizar até 2% de combustível.

Como funciona

O equipamento é formado por um conjunto de sensores que são instalados nas válvulas em todos os pneus. O aparelho ainda possui um visor colorido de LCD, que é instalado no painel de instrumentos do veículo. Através dele é possível visualizar de maneira bastante simples o estado dos pneus. Luz verde mostra que está tudo bem. Já a vermelha indica alerta o motorista de que é preciso checar os pneus ou veículo.

A instalação do sistema também é bastante fácil e rápida, garante o engenheiro mecânico da Comil, Bruno Pinho de Lucas, que já testou o TPMS no Ônibus Campione HD: "Os sensores, que são instalados internamente aos pneus, podem ser feitos em oficinas especializadas em pneus", comenta.

No Brasil, o equipamento possui um ano de garantia, conta com supervisão exclusiva da Toigo Importadora.

Texto: Baião de 3 – comunicação e design

 

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