Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de agosto de 2008

Consolidação da Norte-Sul alavanca empregos no Tocantins

Pesquisa do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, aponta um crescimento percentual de 1,77% na abertura de novas vagas de trabalho no mês de junho no Tocantins, quando o Estado alcançou o primeiro lugar das regiões Norte e Nordeste e sexto lugar no ranking nacional. No total foram disponibilizadas mais 1.788 vagas.

Com os números registrados pelo governo estadual através do Sine – Sistema Nacional de Empregos no Tocantins, ficou constatado que foram admitidos no mês 6.259 e desligados 4.471, o que gerou um percentual de aumento de 1,77%. Em relação aos outros estados, segundo as planilhas do Ministério do Trabalho, é o maior da região, sendo que os estados que mais se aproximaram foram Amazonas, que aumentou 1,76%, e Pará, com 1,07% de aumento.

Na pesquisa, guardada as proporções populacionais e considerando números absolutos, os números da evolução de emprego apresentaram Amazonas com 6.002 vagas e crescimento de 1,76%, seguido do Pará com 5.497 e crescimento de 1,07%, Tocantins com 1.788 e crescimento de 1,77%, Rondônia com 1.380 e 0,93%, Acre com 637 e 1,30% e Amapá com 326 e 0,69%. Apenas Roraima apresentou saldo negativo (-202 ou -0,75%).

A superintendente do Trabalho e desenvolvimento social do Sine-TO, Ana Maria Kappes, atribui o aumento da empregabilidade às iniciativas do governo do Estado para atrair investimentos e ao processo de industrialização pelo qual o Estado vem passando que abriu um “franco” processo de crescimento.

“Com a consolidação da Ferrovia Norte-Sul o Tocantins se revela como o novo eixo de desenvolvimento do país, o que certamente refletirá em mais empregos no Estado”, ressalta a superintendente, acrescentando que acreditando nesta proposta a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social vem preparado a população através de qualificação profissional para que possam assumir as vagas que estão surgindo.

Vale lembrar que somente as obras da Ferrovia Norte-Sul estão gerando atualmente cerca de sete mil empregos diretos e a proposta é qualificar cada vez mais a mão-de-obra especializada no Estado, uma vez que concluída a ferrovia, novas empresas concluirão suas instalações no Tocantins.

 

Fonte: Revista Ferroviária

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal