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Conteúdo 10 de outubro de 2008

Combustível: hibrído, uma mistura viável

Quase todas as grandes marcas mostraram o estágio de desenvolvimento de suas alternativas para redução de emissões e consumo. Alguns destacando combinações híbridas envolvendo soluções paralelas e seriais a diesel, elétricas ou a gás, outros enfatizando o gás e todos trabalhando muito os motores a diesel. Como novidades nessas soluções ainda distantes do Brasil, apresentamos nomes como Volvo, DAF, MAN, Iveco e Mercedes-Benz, por exemplo, com projetos que, pouco a pouco, devem se tornar mais familiares aos usuários brasileiros.

No tema da mobilidade sustentável em ambiente urbano, a Iveco exibiu uma versão minibus de um Daily híbrido, feita pela Irisbus, o braço de ônibus da corporação; uma van Daily elétrica; um EuroCargo híbrido e, novamente com a Irisbus, o ônibus conceito Hynovis.

A Daily elétrica é uma proposta de emissões zero, com motor gerador de tração e um sistema de baterias de sódio. O motor trifásico assincrônico tem a função de mover o veículo e recuperar a energia de frenagem, com uma autonomia de 120 km. O EuroCargo híbrido, que utiliza o sistema paralelo, tem o pioneirismo de levar essa tecnologia a um veículo de capacidade média, oferecendo uma economia de 30% no consumo. O motor a gás é indicado para cabines simples em chassis com capacidades entre 11 e 16 t de PBT.

No caso da Irisbus, o conceitual Hynovis foi desenvolvido em colaboração com a prefeitura de Paris. Trata-se de um veículo baseado em um ônibus urbano de 12 m com 8% a mais de capacidade de passageiros, porém pesando uma tonelada a menos.
Como vantagens, 30% a menos no consume e 50% a menos nas emissões de NOx que um veículo Euro V. No lado mecânico, destaque para a suspensão independente nas seis rodas e os pneus de rodado simples nos eixos traseiros, todos  direcionais.

O minibus híbrido Daily é um veículo com sistema paralelo diesel/elétrico, combinando o motor original FPT de 116 cv com um motor trifásico sincrônico e bastante similar ao projeto do EuroCargo.  Completando a colaboração Iveco à causa ambiental, também foram mostrados vários veículos movidos a gás, como um Daily chassi-cabine a metano, um Eurocargo CNG em pré-produção (vai chegar em 2009) e um  Stralis AD260S27, indicado para coleta de lixo, equipado com motor Cursor 8 a gás, com 272cv (200kW).

Seguindo tradição italiana, a Iveco sempre priorizou as pesquisas com CNG como combustível alternativo, isso desde os anos 80. Atualmente, aponta as vantagens dessa tecnologia tanto sob o ponto de vista social como econômico para os operadores. Tanto que os veículos a gás tem atingido os índices de Euro VI com muito maior facilidade que com motores diesel, fazendo com que se espere larga utilização dessa alternativa até em veículos pesados a partir de 2013.

A Daimler expôs no evento sete veículos equipados com motores híbridos, demonstrando o conceito “Moldando o Transporte do Futuro”, iniciativa voltada ao desenvolvimento de motores alternativos para veículos comerciais.

O Axor BlueTec Híbrido é o primeiro caminhão para transporte em médias e longas distâncias equipado com esse tipo de motorização. Um protótipo iniciará testes em clientes no próximo ano. Por outro lado, um Atego BlueTec Híbrido com peso bruto total – PBT de cerca de 12 toneladas já vem sendo utilizado em testes com clientes.

Como exemplo de um produto que já está pronto, a Mercedes-Benz apresenta, pela primeira vez, um motor híbrido para o Vito. A linha Sprinter inclui a exposição de uma versão a gás natural. Entre os híbridos, a Mercedes-Benz ainda apresenta dois lançamentos mundiais da família de caminhões Econic. Um deles é o Econic BlueTec Híbrido, que está próximo de ser produzido em série e que agrega um sistema híbrido paralelo ao motor diesel OM 906 LA.

Outro destaque da marca em Hanover é um veículo-conceito na forma do mundialmente exclusivo Econic NGT Híbrido, que combina um motor movido a gás natural com um motor elétrico. Especialmente inovador do ponto de vista técnico é o Citaro G BlueTec Híbrido, ônibus articulado com acionamento híbrido de série e motores nos cubos das rodas. Este veículo iniciará testes nos clientes no início de 2009.

Durante o IAA 2008, a Mitsubishi Fuso fez o lançamento europeu do veículo- conceito Canter Eco-D, acionado por um motor híbrido que já comprovou sua eficiência numa aplicação real, tendo realizado testes em clientes na Inglaterra desde o começo deste ano. Em Hannover 2008, a Mitsubishi Fuso também está apresentando o Canter Eco Híbrido.

O Volvo 7700 Híbrido é um dos que estão próximos do mercado real. Os primeiros ônibus serão entregues aos clientes em 2009 e a produção em série começa em 2010. Com um consumo de combustível até 30% mais baixo e componentes próprios da marca, frotistas de ônibus europeus podem recuperar seu investimento no custo adicional em período de apenas cinco a sete anos. Em 2009, a montadora dará início à produção do caminhão Volvo FE híbrido para distribuição urbana ou coleta de lixo.

A Volvo optou por desenvolver tecnologia híbrida paralela com uma escala que poderá ser usada em ônibus, caminhões e equipamento de construção dentro do Grupo, o que pode reduzir custos. O conceito híbrido Volvo é o I-SAM. O sistema é composto de um motor de partida, um motor elétrico, um gerador e uma unidade de controle eletrônico – todos combinados. O I-SAM trabalha em conjunto com um motor diesel e a caixa de marcha Volvo I-Shift. Além disso, é usada uma bateria de íons de lítio, que é carregada na frenagem pelo motor/gerador e fornece energia para o motor elétrico gerar força de tração.

Por ser um híbrido-paralelo, o ônibus pode ser movido pelo motor elétrico ou pelo motor diesel ou, ainda, por ambos simultaneamente. O ônibus arranca com o motor elétrico e quando atinge entre 15 e 20 quilômetros por hora, o motor diesel entra automaticamente. A solução também traz um grande benefício para o meio ambiente urbano, pois passageiros, pedestres e outros usuários das ruas são poupados do ruído do motor e dos gases de escapamento.

Em fase final de desenvolvimento, o caminhão híbrido DAF LF  entra em produção regular em 2009. Com os testes de campo em andamento, a marca holandesa pertencente ao Grupo Paccar anuncia a próxima chegada, para 2009, do modelo LF, um caminhão de distribuição equipado com tecnologia híbrida. Uma frota demo desses veículos está em operação junto a clientes. A DAF trabalha propulsões híbridas desde os anos 80, quando desenvolveu um conceito de ônibus híbrido, seguido na década de 90 pelo protótipo de um utilitário baseado na série CF. No início, o peso das baterias, ao redor dos 3 mil kg, bloqueava qualquer experimento mas agora, com a tecnologia de íons de lítio o conjunto pesa menos de 10% disso e a tecnologia já se mostra viável.

Como parte do programa híbrido internacional da Paccar, o caminhão LF foi desenvolvido em cooperação com Eaton, Universidade Técnica de Eindhoven e Leyland Trucks, outra empresa Paccar. O veículo utiliza um sistema paralelo diesel/elétrico, com motor de 4.5 litros e transmissão automatizada de seis velocidades Autoshift. O motor elétrico foi instalado entre a embreagem e a transmissão. Além das vantagens ambientais, a motorização híbrida pode reduzir os custos operacionais pela economia de freios.

No caso da MAN, dois produtos foram mostrados para ilustrar como a companhia está próxima de oferecer essa solução no mercado, particularmente para aplicações urbanas. O primeiro deles é o ônibus urbano Lion’s City, com sistema serial, também com promessa de economizer 30% no consumo e previsto para comercialização em 2010.  A companhia também apresentou o MAN TGL Hybrid, um veículo de distribuição de 7,5 t de PBT, com sistema paralelo que, neste caso, promete economia de 15% no consumo.

Um destaque tecnológico  apontado na apresentação é o sistema de estocagem da energia de frenagem, chamado Ultracap, que oferece maior capacidade de armazenamento. A MAN estima que o retorno do investimento venha em prazo de cinco a seis anos.

 

Fonte: www.transpoonline.com.br
 

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