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Conteúdo 3 de novembro de 2009

Clube Privado de compras online Privalia está atuando no Brasil

Criado na Espanha em junho de 2006, o Clube Privado online Privalia (site: http://br.privalia.com), empresa que organiza compras pela Internet, com descontos especiais para os seus sócios, chegou ao Brasil há alguns meses e já comemora os resultados que tem atingido, revelando ter boas expectativas por aqui, como ser a primeira em seu ramo de atuação.

Um ano após a criação – idealizada pelos empresários Lucas Carné e Jose Manuel Villanueva – a empresa abriu uma sede em Milão, na Itália, e, ao final de 2008, atingiu um faturamento de €$ 22 milhões na Europa. Com o sucesso por lá, os espanhóis rumaram ao Brasil, onde, com o know-how adquirido, pretendem crescer cada vez mais.

Dessa forma, agora os brasileiros também podem comprar produtos originais de esporte, moda, cuidados pessoais e eletrodomésticos, entre outros, sem sair de casa, fazendo as compras pela Internet e recebendo-as pelo sistema de entrega organizado pelo site, que prima pela logística para garantir o sucesso de seus negócios.

Francisco de la Calle, responsável pela área de logística da Privalia, diz que um mercado atrativo deve unir dois elementos: ser amplo e ter muitas marcas locais; e contar com um consumidor final que aprecie essas marcas e esteja preparado para fazer compras pela Internet. Para ele. o Brasil reúne estes dois elementos, por ter uma população muito grande e uma classe média com um poder de compras cada vez maior.

Ele conta que, no início, os tramites fiscais brasileiros surpreenderam a Privalia, da mesma forma que devem surpreender qualquer companhia. Contudo, revela que após assimilar o funcionamento fiscal do país, não encontrou mais nenhum problema. Ao contrário, de la Calle aponta que o setor de distribuição brasileiro é muito avançado e o mercado de trabalho na área de logística dispõe de ótimos profissionais. “Nossa logística é muito manual e isso implica que, para mantermos nosso nível de entrega, temos que recrutar e treinar pessoas de uma forma muito rápida”, comenta.

De acordo com o espanhol, o objetivo da Privalia em todas as áreas, inclusive na logística, é crescer de maneira ordenada. “Consideramos a logística uma core competente no nosso negócio e estamos sempre investindo, adotando os melhores processos”, garante, lembrando que a atuação da empresa consiste em organizar, exclusivamente para os seus sócios, vendas pontuais de produtos de grife e grandes marcas. “Nossos sócios recebem regularmente, por e-mail, convites para as vendas que estarão no site. Os produtos ficam disponíveis para a compra de dois a cinco dias, e o pagamento é realizado através de crédito ou débito”, explica.

Na visão de la Calle, como o site comercializa produtos que muitas vezes têm valor abaixo de R$ 150, por exemplo, e somando-se a isso o fato de o fluxo de entregas ser muito grande, a questão logística tem um peso muito grande na atuação da Privalia. Por isso, qualquer mudança ou imprevisto nas operações tem um impacto muito grande na rentabilidade da companhia, que opera com uma reserva de estoque, com fluxo muito intenso e entrega ao cliente final dentro de duas ou três semanas.

No Brasil, a logística interna da Privalia é terceirizada em um Centro de Distribuição localizado em Barueri, na Grande São Paulo, e a distribuição é executada por empresas contratadas que prestam serviço do tipo courier. “Esperemos, até o final de 2009, ocupar cerca de 3.000 m2 do CD e contar com 50 pessoas envolvidas no processo de logística interna”, projeta o espanhol, destacando que o princípio básico da logística da Privalia é seguir sempre as regras de armazenagem e transporte de cada marca fabricante dos produtos comercializados pelo site. Afinal, é destas empresas que o site compra os produtos revendidos aos internautas.

Texto: André Salvagno / Logweb
Foto: Os fundadores da Privalia: da esquerda para a direita, Lucas Carné e Jose Manuel Villanueva

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