Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de março de 2013

CD Sul Logística consolida broker da Ajinomoto

A matriz da CD Sul Logística, na cidade de Cachoeirinha, RS, vem comemorando a estabilidade encontrada nos processos de broker prestados à Ajinomoto. A empresa, que desde 2005 realiza serviços para a multinacional, a pouco mais de um ano, iniciou uma importante ação que movimentou o setor logístico em busca de melhorias. O mapeamento de processos foi o primeiro passo realizado, tendo em vista a necessidade de entender a rotina das atividades de operação e a identificação de possíveis melhorias. A remodelação e contratação de profissionais para atuarem nesta atividade também foram fundamentais para o sucesso da operação. Foram importantes, ainda, a aproximação com a indústria e a utilização do inventário cíclico, que garantiu a acuracidade de 100% do seu estoque.

Segundo o gerente de logística da CD Sul no Rio Grande do Sul, Fábio Adriano de Souza Pereira, atualmente o broker da Ajinomoto encontra-se consolidado. “O processo entrou no seu nono mês consecutivo com excelentes resultados. A acuracidade de inventário está 100%, não há nenhuma multa em detrimento de atrasos ou perdas em janelas de entregas e houve um aumento considerável na taxa de serviço”.

Atualmente a CD Sul possui 10 funcionários envolvidos diariamente com o Broker da Ajinomoto, considerando a sua estrutura de funções, tais como: supervisor de recebimento, supervisor de expedição, analista de logística, conferente, auxiliares gerais, assistente de logística e motorista. De acordo com Fábio, são movimentados aproximadamente 60 toneladas de produtos Ajinomoto ao mês, com uma ocupação que gira em torno de 400 posições palete do estoque.

O conceito de broker surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos, e, em sua tradução literal, significa intermediário. O broker é uma empresa que presta serviços à indústria para cuidar das vendas, promoções, merchandising, pesquisas, créditos e cobrança, armazenamento e distribuição junto às lojas de varejo. No caso da CD Sul, a empresa presta serviço à Ajinomoto com o armazenamento e distribuição dos produtos para os principais clientes do estado do Rio Grande do Sul, (Carrefour, Dia Brasil, Maxxi Atacado, Unidasul e Walt Mart).

O processo de armazenagem e distribuição no Broker é semelhante ao utilizado pela CD Sul nas operações realizadas para seus dois principais clientes, a Oniz e Pratus Distribuidora. O recebimento obedece uma janela de entrega, acordada pela indústria e a empresa de logística. Após a chegada da carga, os produtos são descarregados, conferidos e armazenados. A separação de pedidos segue conforme a demanda da indústria, simultaneamente com o procedimento de verificação de disponibilidade de veículos, podendo esse ser da frota própria ou de terceiros. Depois disso o setor de transporte contata o cliente para agendar a entrega.
 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal