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Conteúdo 16 de setembro de 2012

Case: FL Logística escolhe TOTVS para informatização dos processos e backoffice

Reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus serviços, a mexicana FL Logística tornou-se uma das principais empresas especializadas no mercado de bebidas brasileiro, responsável pelos transportes primário (entrega nos centros de distribuição), secundário (entrega diretamente ao cliente), armazenagem e consultoria no segmento de distribuição. Já consolidada em países da América Latina — Costa Rica, Nicarágua, Colômbia e Panamá, em 2006 a empresa chegou ao Brasil atuando como consultora em logística. Mais tarde, seu know-how em transportes fez com que a empresa iniciasse operações no país e, atualmente, está instalada em quatro estados – MG, RJ, SP e MS.

No entanto, tais reconhecimento e crescimento são consequências não só de eficiência, mas também de uma boa gestão de processos. Em 2010, a equipe técnica da FL Logística começou a perceber que o ERP que havia adquirido, inicialmente escolhido e aprovado pela gerência de TI no México, já não supria as necessidades da empresa que estava em constante crescimento no Brasil. O sistema de gestão de transporte já não era adequado, os controles financeiros e operacionais eram feitos em paralelo via Excel, e os serviços de contabilidade eram desenvolvidos por terceiros, já que o sistema gerava o atraso das informações.
 
Desde então, a empresa listou alguns desafios, entre eles: convencer a alta diretoria da companhia a abandonar o investimento no ERP e entender que o TMS desenvolvido no México não era adequado para utilização no Brasil; buscar qualidade, integridade da informação e integração das áreas, e localizar um fornecedor em ERP que atendesse as necessidades da companhia no Brasil considerando tempo, custo-benefício e suporte técnico.
 
Esse último desafio foi ultrapassado após a realização de um benchmark com outras transportadoras para mapear quais sistemas e fornecedores atendiam bem o mercado de transporte e logística. Os produtos da TOTVS despontaram como uns dos mais preparados.
 
Além das boas referências, a TOTVS transmitiu à FL Logística confiança, know-how e apresentou um excelente custo-benefício. Os outros motivos da escolha envolvem certificações; implantação de um projeto customizado; profissionais especializados; suporte dedicado; facilidade de configurações e alinhamento com as exigências e mudanças tributárias brasileiras.
 
Em julho de 2010, o contrato foi fechado. O objetivo da TOTVS era de informatizar os processos de logística e backoffice das unidades de Belo Horizonte e São Paulo, atendendo  as novas obrigações legais federais e estaduais (SPED Contábil, SPED Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica). Além disso, a fornecedora ficou responsável por substituir o sistema atual que não atendia os controles requeridos pela diretoria e que não suportava a demanda de crescimento da empresa.
 
O projeto foi dividido em duas fases devido à urgência do cliente em colocar em produção os módulos TMS, Fiscal, Contábil e Financeiro. Em maio de 2011, foi realizado, com sucesso, o GO live dos demais módulos – Faturamento, Compras, Estoque/Custos, Livros Fiscais, NF-e, Ativo Fixo, Gestão de Transportes e Manutenção de Ativos. O tempo total dessa implementação foi de oito meses, considerado bom de acordo com a complexidade do projeto.
 
Atualmente, o sistema atende a todas as nossas necessidades da FL Logística, que pretende ampliar o controle e a lucratividade da empresa com o aperfeiçoamento dos sistemas implantados. A matriz no México ficou muito satisfeita.

 

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