Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de setembro de 2008

Câmbio concentra maior número de bactérias

Um estudo feito pelos microbiologistas da Universidade de Aston, na Inglaterra, constatou que de todas as peças que compõem um automóvel, aquela que concentra o maior número de bactérias é a alavanca do câmbio. Utilizada constantemente pelos motoristas para a troca de marchas no carros com câmbio manual, a alavanca do câmbio reúne 356 bactérias por centímetro quadrado. O estudo determinou ainda que um carro tem em media 283 tipos diferentes de bactérias em seu interior.

A pesquisa foi feita com 1.326 carros da Inglaterra. Carros que costumam levar crianças e animais apresentaram um volume maior de bactérias. Também foram encontradas grandes concentrações dos microorganismos no compartimento de bagagens onde costumam ser depositadas as compras de supermercado.

"Embora a maior parte das bactérias que encontramos não são capazes de provocar graves problemas de saúde, alguns carros, principalmente aqueles que costumam levar crianças e animais, são potencialmente prejudiciais por acolherem um grande número de germes", declarou Anthony Hilton, diretor de Biologia e Ciências Biomédicas, da universidade.

Um dos grandes problemas é a mania que os ingleses têm de comer e beber dentro do carro. Um em cada quatro entrevistado para a pesquisa admitiu que o veículo costuma ficar cheio de embalagens vazias de comida e garrafas de bebida. Um a cada seis motoristas pesquisados confirmaram que costumam deixar pedaços de comida espalhados pelo interior do veículo.

O estudo também constatou uma forte relação entre a quilometragem do carro e as bactérias e fungos encontrados no ar. De acordo com os pesquisadores, quando o ar conodicionado e os ventiladores estão ligados, o número de bactérias e fungos aumenta significativamente, especialmente nos carros mais antigos, que têm menos probabilidades de ter filtros de ar.

O objetivo da pesquisa é alerter os motoristas a cuidarem da higiene e da manutenção preventiva do veículo.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal