Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 5 de outubro de 2009

Beraca investe em logística para se destacar no mercado

Não é segredo que a logística é um fator estratégico. E quando bem realizada, passa a ser um diferencial de mercado, gera reconhecimento, confiança, respeito dos clientes e valor agregado ao produto.

Pensando nisso, a Beraca – empresa que oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies – investe na logística para se destacar no mercado por meio de seus processos de distribuição.

Na companhia, a logística vai além da redução de custos e aumento de segurança e agilidade, ela leva em conta também o impacto ambiental. Por isso, o planejamento, a adequação dos caminhões, o aproveitamento da capacidade máxima dos veículos e a roteirização das viagens, por exemplo, são medidas adotadas que visam diminuir a quantidade de quilômetros rodados e, por consequência, a emissão de poluentes. Outra ação adotada é exigir das empresas parceiras que renovem sua frota e, assim, optem por veículos mais eficientes e que emitam menos carbono.

Todas essas ações fazem com que a Beraca cumpra a “Caring for Climate”, declaração dos dirigentes empresariais participantes do Pacto Global da ONU. Neste documento, os signatários se comprometeram a promover soluções para as mudanças climáticas, buscando maior eficiência no uso de energia e redução na emissão de carbono nas atividades industriais.

“A responsabilidade da logística em todas as suas ações é um diferencial que resulta em grandes benefícios para o meio ambiente, para a sociedade e para a própria empresa, uma vez que isso traz satisfação aos clientes”, afirma Michele Lopes, coordenadora de Logística na Beraca.

Logística do cloro

A Beraca tem o constante desafio de garantir a segurança na entrega de produtos químicos para 23 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste. Isso porque existe uma diversidade na malha rodoviária e fluvial nacional que exige um planejamento específico para cada região.

Dessa forma, para que o produto seja entregue ao cliente no prazo certo e sem riscos de acidentes, é imprescindível que a equipe seja qualificada e treinada. “Também é importante realizar parcerias apenas com empresas que possuam o mesmo comprometimento e qualidade da Beraca”, salienta Michele. Por conta disso, a empresa exige que as transportadoras parceiras possuam o certificado SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), elaborado pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), que visa melhorar e agilizar o processo de qualificação e avaliação das transportadoras e tem como intuito reduzir os riscos envolvidos nas operações de transportes.

A Beraca possui a certificação Prodir – Processo de Distribuição Responsável, que garante que a empresa rastreie toda a movimentação interna e externa do produto e trabalhe de um modo específico na logística de distribuição, usando carros adequados com plataformas, de onde se tem uma segurança maior no carregamento e descarregamento, por exemplo.

Já com a adoção ao Programa “Na Mão Certa”, a organização busca conscientizar caminhoneiros parceiros para a problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Texto: assessoria de imprensa da Beraca

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal