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Conteúdo 14 de julho de 2008

Bahia terá logística portuária eficiente e de grande porte

O secretário de Planejamento, Ronald Lobato, disse que a decisão da General Motors de implantar um centro de distribuição logística em Pernambuco, e não na Bahia, num investimento de R$ 30 milhões, no longo prazo poderá se mostrar uma alternativa que deixe a desejar. No momento os portos baianos têm carência, mas a partir de 2009, "teremos um sistema logístico melhor do que o de São Paulo".

Os investimentos que estão programados para o Porto de Salvador e Aratu, vão duplicar, de acordo com o secretário, a capacidade desse dois terminais, com a ampliação tanto da parte seca como o aprofundamento do calado, que passará para 15 metros, permitindo que navios de grande porte possam ancorar. Além disso, a área de containers ganhará capacidade de maior movimentação de cargas.

Lobato enfatiza ainda que no Porto de Aratu, ainda dentro dos investimentos que o Estado está fazendo com o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, haverá a ampliação das área de granéis sólido e líquidos, o que o tornará com capacidade para enfrentar de forma eficiente e com folga a demanda.

Ele destaca também a incorporação ao sistema logístico do Estado a Via Expressa portuária – exclusiva para veículos pesados – que interligará a Retroárea a ser implantada nas margens da BR 324 ao porto de Salvador. Além disso, a conclusão da ligação ferroviária entre Camaçari e Aratu. São obras, que, na sua opinião, darão à Bahia uma condição especial para movimentação de carga de todo e qualquer porte. Apesar das deficiências, os portos baianos estão ainda operando dentro do limite. A Bahia, em 2007, cresceu 25% em cargas.

 

Fonte: Revista Portuária

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