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Conteúdo 21 de dezembro de 2009

Atlas e FUJIFILM completam 10 anos de parceria

Em janeiro de 2010, a FUJIFILM, fabricante de produtos fotossensíveis, completa dez anos de parceria com a Atlas Transportes & Logística. Nos últimos anos, a acuracidade foi de 100%, número auditado pela consultoria Ernest & Young, e a média no tempo de atendimento dos pedidos teve um desempenho de 98,9%. Inicialmente, a operação logística era in house, dentro da unidade fabril em Caçapava (SP), e, em março de 2009, foi transferida para a modalidade multiclientes com o intuito de atender às necessidades da produtora.

Segundo Carlos Calógeras, gerente de logística da FUJIFILM, a escolha pela Atlas foi estratégica, visando gerar sinergia entre produção e distribuição. “Era em Caçapava que mantínhamos nossa linha de produção e, nada mais lógico, do que termos próximo a nós uma central de distribuição com vasta experiência de mercado e que atendesse às nossas expectativas”, explica.

Com operação inicial na modalidade in house, o planejamento estratégico da multinacional japonesa visava transferir os produtos produzidos pela fábrica de Manaus (AM) e mais os importados para a unidade do interior de São Paulo, a fim de ficar mais próxima dos clientes e do centro de consumo.

De acordo com André de Almeida Prado, diretor da Divisão Logística da Atlas, a FUJIFILM tinha a necessidade de contratar uma empresa especializada em operações de armazenagem que pudesse lhe oferecer um excelente nível de serviço a um custo competitivo. Em apenas três meses, a operação foi implementada com a abertura da filial dentro da planta de Caçapava. A partir daí, o controle de estoque passou a ser feito por meio do sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém).

Foco nos próximos 10 anos

Em março de 2009, por questões estratégicas, a FUJIFILM decidiu concentrar suas operações industriais na fábrica de Manaus e encerrar as atividades na unidade de Caçapava, transferindo seu Centro de Distribuição para o armazém multiclientes da Atlas, em Barueri. "A Fuji manteve a operação em São Paulo com a vantagem de compartilhar espaço físico e recursos tecnológicos e humanos com diversos clientes simultaneamente, mantendo a padronização e o alto nível nos serviços", detalha Prado.

A operação logística da FUJIFILM compreende, hoje, a armazenagem, a nacionalização de produtos (etiquetagem) e o controle de toda logística reversa. Com relação aos resultados, ainda segundo Prado, a instalação do sistema WMS trouxe uma significativa melhora no atendimento dos pedidos e acuracidade do estoque, o que foi comprovado pelo histórico dos indicadores de performance.

A contratação da Atlas trouxe inúmeros benefícios à FUJIFILM, dentre eles: mais agilidade nas operações logísticas, aprimoramento das formas de entrega, maior abrangência das rotas de distribuição, melhorias nos sistemas de inteligência da informação e, claro, otimização de custos. "Tudo isso resultou em bons frutos tanto para a empresa quanto para os nossos clientes que são os maiores beneficiados", revela o gerente da FUJIFILM.

Calógeras faz uma avaliação otimista da parceria. "Tanto a nossa análise desses dez anos de acertos e a percepção do presente que vivenciamos quanto o olhar para o futuro é sem dúvida muito positiva. Não temos dúvida de que com a expansão do Rodoanel ganharemos ainda mais agilidade nos transportes e superaremos nossas próprias metas de prazos de entregas, o que será benéfico para todos os públicos envolvidos”, finaliza o gerente de logística da FUJIFILM.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Atlas

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