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Conteúdo 11 de novembro de 2012

Após quedas, sites de e-commerce registram leve inflação em outubro, revela o Provar

Após queda em setembro, o índice e-Flation volta a apresentar inflação de 0,5% nos preços apresentados nos sites de e-commerce em outubro, representando uma alta de 2,5 p.p. em relação ao mês anterior, em que foi registrado – 2%, e leve redução de 0,2 p.p. em comparação ao percentual de outubro de 2011 (0,7%).

Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados on line, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.

O indicador apresenta em outubro a terceira inflação positiva de 2012 e acumula neste ano uma deflação de 5,3%. O percentual acumulado dos últimos 12 meses é de – 5,9%.

Seis categorias contribuíram para a inflação observada em outubro. São elas: “Eletrodomésticos” (0,54%), “Eletroeletrônicos” (0,49%), “Livros” (0,31%), “CDs e DVDs” (0,17%), “Cine e Foto” (0,17%) e “Brinquedos” (0,02%). Já as categorias que registraram deflação foram: “Perfumes e Cosméticos (- 0,44%)”, “Informática” (- 0,36%), “Telefonia e celulares” (- 0,27%) e “Medicamentos” (- 0,10%).

“Apesar de ser registrada a alta nos preços, a concorrência no campo virtual ainda mantém os preços relativamente estáveis”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".


 

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