Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 8 de dezembro de 2013

Aluno do Sest Senat cria protótipo de retroescavadeira

As aulas do curso de Operador de Retroescavadeira do Sest Senat de Palmas (TO) ficaram ainda mais dinâmicas graças à ajuda do aluno Wesley Pereira, de 24 anos. Incentivado pelo professor e inspirado em vídeos da Internet, ele criou um protótipo de retroescavadeira que fez sucesso nas mídias sociais e chamou a atenção de especialistas nacionais e internacionais da área.

“Já trabalho com empilhadeira e sempre quis trabalhar com máquinas mais pesadas. Um colega me mostrou um panfleto do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] e procurei no site onde os cursos estavam disponíveis. Vi que existia a previsão para abrir uma turma no Sest Senat e fiz a inscrição”, conta Wesley à Agência CNT de Notícias.

O protótipo foi criado porque a turma estava estudando fluidos hidráulicos e o professor Romário Silva comentou sobre vídeos na internet que tratavam do assunto. Ele lançou o desafio aos alunos e perguntou quem se interessava em construir um projeto semelhante. “Vou fazer um”, decidiu Wesley, sentindo-se desafiado.

No dia seguinte, ele levou dois “brinquedos” – forma como ele se refere à criação – para o Sest Senat. “Levamos o protótipo para o campo do treinamento prático e isso ajudou no detalhamento das aulas”, explica Wesley. O equipamento foi construído com quatro seringas, tubos de plástico, madeira de caixotes de tomate, pregos e pedaços de arame. O braço da retroescavadeira é movimentado pela impulsão da água porque as seringas são os “motores”.

Wesley já concluiu o treinamento do Sest Senat, cuja duração foi de aproximadamente 40 dias. “Gostei muito dos professores, todos estão de parabéns. A matéria que mais me chamou a atenção foi a de relacionamento interpessoal. É importante aprender maneira correta de agir no ambiente de trabalho, com os amigos e familiares. Também revi conteúdos que não estudava há tempo, como Português, Matemática e Informática”, diz Wesley, agradecendo o apoio recebido.

Wesley também colocou o próprio vídeo na Internet e o resultado foi um sucesso. “Isso sem contar nas outras pessoas que baixaram o vídeo no computador e fizeram a postagem nos próprios perfis”, conta, surpreso com a repercussão do trabalho.

“Muita gente entrou em contato, fez perguntas, até de outros países. Também já me ofereceram cursos em outros estados do Brasil e pretendo aproveitar todas as oportunidades possíveis”, explica Wesley. Ele adianta que pretende continuar trabalhando na área de operação de máquinas pesadas e espera conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

Fonte: Agência CNT de Notícias

 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal