Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 6 de abril de 2014

72% dos interessados em caminhões utilizam a internet para pesquisa

O MercadoLivre Classificados, área exclusiva onde pessoas e empresas podem anunciar on-line veículos, imóveis e serviços dentro do MercadoLivre, ouviu 962 usuários da plataforma em todo o Brasil que têm interesse em comprar ou vender caminhões, no período de 26 de fevereiro a 5 de março.

Dos entrevistados, 81% são Pessoas Físicas, 92% são homens e 36% possuem de 35 a 45 anos. O resultado da pesquisa mostra que 72% dos entrevistados utilizam a internet para comparar preços, e 56% para pesquisar sobre marcas e modelos de interesse. O levantamento aponta, ainda, que 53% dos respondentes que já compraram um caminhão compraram por anúncio online, e 90% dos que já venderam, anunciaram pela internet.
 
De acordo com os respondentes que já compraram caminhão através de um anúncio on-line, as principais vantagens da compra pela internet são a maior variedade de modelos disponíveis (42%) e preços mais competitivos (38%). Pagamento à vista foi a opção escolhida por 43% dos entrevistados, enquanto 35% optaram por pagar parcelado e 16% venderam o caminhão que tinham para iniciar o pagamento do novo.
 
A pesquisa também mostra que o estado geral do caminhão é o fator considerado mais importante na hora da compra (68%), seguido pela disponibilidade de peças no mercado (61%). O preço foi considerado o terceiro quesito mais importante, com 56%. Acessórios e equipamentos extras foram os itens considerados menos importantes, com relevância apenas para 29% dos entrevistados.
 
Cerca de 90% dos entrevistados que já venderam um caminhão anunciaram o veículo on-line. Desses, 31% optaram por anunciar online pela rapidez de venda, 18% por ser mais cômodo, 28% pela facilidade em anunciar e 23% porque consideram a maneira mais econômica de vender um veículo. Para 36%, a escolha do site onde fazer o anúncio é baseada no número de ofertas de caminhões que a plataforma já possui; para 31%, o que vale é número de visitantes diários do site; e para 28%, o que importa é a confiança que o site transmite para seus usuários. 

De acordo com a pesquisa, Mercedes Benz é a marca dos sonhos dos brasileiros. A alemã contou com 43% dos votos. Melhor desempenho e durabilidade é o que a faz ser a marca dos sonhos dos respondentes, com 40% das respostas. A sueca Scania ficou em segundo lugar, com 36% dos votos, seguida pela americana Ford, com 15%.
 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal