Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 26 de abril de 2010

28% das empresas paulistanas fazem publicidade online

Uma pesquisa inédita de mapeamento da Internet, realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e concluída em janeiro de 2010, mediante 500 entrevistas com gestores de empresas de todos os segmentos, em São Paulo, mostra que quase 30% das companhias paulistanas declaram fazer algum tipo de divulgação ou propaganda online. A pesquisa teve como foco as micro e pequenas empresas.

“É interessante perceber que o comércio atacadista utiliza mais publicidade on-line do que os outros setores”, pontua a superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi.

As ações de propaganda online mais utilizadas pelas PMEs paulistanas são, respectivamente, links patrocinados em sites de buscas, banners eletrônicos e e-mail marketing. Sandra Turchi comenta a tendência: “Hoje em dia, o internauta recorre aos buscadores – principalmente o Google – para pesquisar sobre praticamente tudo o que deseja. Utilizando links patrocinados, o empresário garante que seus produtos e serviços estejam no topo da página quando alguma palavra-chave for relacionada àquela busca”, aponta Sandra. “Figurar no topo das páginas de busca é fundamental para criar visibilidade e fixar a marca, uma vez que os internautas não costumam navegar além da segunda página”, ressalta a especialista.

“Além disso, há algumas empresas (8%) que já se preocupam em cadastrar palavras-chave para aparecerem nas buscas orgânicas, ou seja, não apenas nos links patrocinados, pois as buscas orgânicas normalmente geram mais credibilidade para quem está pesquisando algo”, explica Sandra.

“Os banners eletrônicos continuam sendo ferramentas versáteis e práticas para divulgação, bem como o e-mail marketing. Entretanto, esse último atualmente enfrenta uma ‘crise de credibilidade’ devido ao crescente e deliberado envio de spams. É importante sempre trabalhar com bases de emails autorizados pelos usuários, ou seja, bases com opt-in”, alerta Sandra.

As peças e estratégias de publicidade on-line costumam ser elaboradas dentro das próprias empresas, segundo a pesquisa. “Normalmente, o tempo e o investimento que as PMEs disponibilizam para ações de comunicação são bem restritos. Realizando as ações internamente, no ponto de vista das empresas, eles otimizam custos e economizam tempo, pois acompanham o trabalho diretamente”, argumenta Sandra. “O mesmo vale para o monitoramento de resultados dos anúncios online, que também costuma ser feito com mais frequência dentro das empresas e diariamente. O ponto negativo disso fica por conta da apuração, que muitas vezes não costuma ser feita de forma adequada pelo fato de muitas vezes a equipe interna não apresentar conhecimentos técnicos específicos do assunto”, acrescenta a especialista.

 

Metodologia e amostragem

47% dos respondentes eram donos/proprietários das empresas, 45%, gerentes e 8%, diretores e superintendentes. Considerou-se por categorias e portes:
00 a 19 funcionários = Micro
20 a 99 funcionários = Pequena
100 a 499 funcionários = Média
500 ou mais funcionários = Grande
Foram entrevistadas 500 empresas, representativas do universo total da cidade de São Paulo, de Micro a empresa de Grande porte, dos segmentos: Indústria, Construção, Serviços, Varejistas, Atacadistas e Instituição Financeira.

Texto: Tamer Comunicação Empresarial
Foto: Stock.xchng – Claudio Supulveda Geoffory

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal