Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 22 de janeiro de 2012

2012 será promissor na área de oportunidades e contratações

 

O grupo Michael Page, consultorias especializada em recrutamento executivo, realizou uma pesquisa em dezembro último por meio de suas redes sociais para avaliar as perspectivas de profissionais jovens e experientes para 2012. Foram consultadas cerca de 500 pessoas, divididas em dois diferentes grupos, de acordo com a atuação das duas empresas do grupo: Michael Page – executivos com diversos níveis de experiência (média e alta gerência), com faixa etária entre 30 e 40 anos; e Page Personnel – jovens profissionais, com idade de 23 a 29 anos.

A pesquisa demonstrou que os dois grupos de profissionais revelam possuir planos bem diferentes para 2012: 

Michael Page

Revelou que 60% dos gestores entrevistados pretendem buscar novas oportunidades de emprego, seja no seu próprio setor ou em diferentes setores da indústria. 

Page Personnel

Os profissionais em início de carreira, por sua vez, contam com expectativas que vão em direção oposta aos seus pares com maior senioridade.

– 48% dos respondentes jovens pretendem buscar novas oportunidades de emprego, seja no seu próprio setor ou em diferentes setores da indústria. 

– 28% dos entrevistados deste grupo disseram que irão se manter na mesma função e mesma empresa para ganhar experiência.

– 14% farão pós-graduação. 

– 10% pretendem movimentar-se internamente.

A preocupação com a formação acadêmica também é uma questão importante para os mais experientes: 21,7% afirmaram que pretendem investir em aprimoramento.

Sergio Sabino, diretor regional de Marketing do Grupo Michael Page para a América Latina, explica que este movimento inesperado pode ser reflexo das recentes movimentações de mercado. “O aquecimento recente nas posições de profissionais mais jovens pode ter influenciado neste comportamento. O jovem profissional sabe que precisa equilibrar suas ambições com o acúmulo de experiência para crescer com consistência. E isso é sinal de maturidade desse grupo”, afirma.

“O momento de mercado, associado ao resultado desta pesquisa, mostra um 2012 ainda promissor do ponto de vista de oportunidades e contratações. Será um ano de maior estabilidade e mais racionalidade na hora de contratrar. Será um ano de contratações mais cirúrgicas”, diz. Segundo ele, haverá ainda muito espaço para os bons profissionais, o que explica este ânimo dos executivos em buscar novas oportunidades.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal