Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de julho de 2003

Kaiser implanta ferramenta de Supply Chain da XPlan

Com 10 fábricas em todo o Brasil, e produtos que chegam a 450 mil pontos-de-venda em todo o país, a Cervejaria Kaiser acaba de implantar uma ferramenta de Supply Chain Management (SCM) desenvolvida pela XPlan, companhia criada recentemente pela Sisgraph, empresa brasileira de Tecnologia da Informação.
Segundo Fernando Schmiegelow, gerente de marketing da Sisgraph, trata-se de um software de Supply Chain desenvolvido no Brasil – “e, portanto, de custo menor que os similares importados’ – que faz todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos e planejamento de demanda, com uma interface bastante simplificada e que, inclusive, permite imputs sobre campanhas de marketing.
“A implementação visa integrar toda a comunicação entre a área comercial e de logística para chegarmos a previsões de demanda mais consistentes e, assim, definirmos uma produção sem excessos ou desperdícios”, explica Márcio Ferreira, gerente corporativo de Planejamento e Controle de Negócios da Kaiser.
Outra vantagem, ainda segundo ele, é que com a adoção do SCM será possível reduzir os estoques e o capital de giro empregado nas operações de produção.
Pelo seu lado, Alfredo Monzillo, coordenador de planejamento e controle
de negócios da Kaiser, o software foi aplicado a todo o portfólio
de produtos da empresa – Kaiser Pilsen, Kaiser Summer Draft, Bavaria,
Xingu e Santa Cerva – e implementado em todas as unidades.

“Ainda é cedo para apontarmos os benefícios,
mas já conseguimos ter uma clareza maior do processo, uma
visibilidade melhor. E estamos usando metodologias estatísticas
mais refinadas. Para o futuro, esperamos uma redução
no nível de estoque geral – matéria-prima e
produto acabado – em torno de 15%, até o final do ano fiscal,
em março de 2004”, informa Monzillo.
De acordo com Ferreira, o compartilhamento das informações
deverá ajudar na tomada de decisões sobre as questões
de produção, e também permitirá a revisão
e a organização de todos os processos de trabalho.
“Os nossos gerentes e coordenadores, que têm contato
direto com os distribuidores da Kaiser, colherão os primeiros
dados que apontarão qual a demanda prevista dos produtos.
Estas informações seguirão até os níveis
mais altos de diretoria, chegando à presidência, onde
se discute se as expectativas estão alinhadas com a estratégia,
e aí partiremos para a produção”.
Realmente, a questão da colaboração no levantamento
e análise das informações é o ponto
mais importante para a cervejaria. Neste mercado, onde a incerteza
da demanda é muito alta devido a fatores como o clima, por
exemplo, a previsão estatística para se planejar a
demanda, muitas vezes tem uma importância secundária.
“O ganho está na colaboração e no acompanhamento
dos indicadores de performance para reagir rapidamente às
mudanças. Várias pessoas contribuem com dados que
irão compor uma previsão ideal de produção”,
destaca, por sua vez, Paulo Viola, consultor da XPlan e um dos encarregados
da implantação do projeto na Kaiser.
Ferreira complementa, ressaltando que um dos principais motivos
para escolha da solução da XPlan, além do custo-benefício,
foi justamente o compartilhamento das informações
via web com a possibilidade de um planejamento colaborativo, sem
a antiga troca de planilhas, permitindo um ritmo em real time, mais
ágil, flexível e produtivo nas ações
dentro da empresa.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal