Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de maio de 2005

Inovando a logística no setor de embalagens

Em 2004, segundo estudo realizado pela FGV-RJ, a indústria de embalagens no Brasil apresentou uma receita líquida de vendas de R$ 28,59 bilhões, número 18% superior ao registrado em 2003. Quando não há oportunidades de inovação do produto em si, a embalagem pode ser a saída para despertar o interesse e conquistar o consumidor.

A relevância anteriormente conferida aos Sistemas de Gestão Integrada (ERP) passa agora para a Logística Integrada, tema que vem ganhando importância crescente na sobrevivência das empresas, sendo considerado um dos elementos fundamentais em suas estratégias competitivas. Longe de ser considerada apenas como processo de transporte e armazenagem de produtos, a logística tende a se referir e estar diretamente relacionada ao moderno conceito do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management).
As empresas, ao inovarem seus processos logísticos, buscam eliminar as infra-estruturas rígidas e altamente dispendiosas, que fazem com que a redução de custos e o crescimento tornem-se desafios assustadores. Cada vez mais, sua capacidade de conseguir novas fontes de redução de custos e de melhorar seu retorno sobre os investimentos depende de maior flexibilidade e de uma capacidade de colaboração mais desenvolvida.
Outro tema que ganha crescente importância é o da rastreabilidade.
Desenvolver mecanismos adequados que possibilitem obtê-la
assume relevância cada vez maior, considerando-se o mercado
globalizado e o avanço da tendência do consumidor de
decidir pela compra de produtos que tenham a confiabilidade assegurada.
É necessário, portanto, que se leve em conta que diferentes
clientes possuem distintos fluxos de produtos, por meio de diversos
canais ao longo da cadeia de suprimentos, os quais exigem respostas
logísticas feitas sob medida para cada caso, buscando um
ciclo de pedido de compra cada vez menor e mais eficiente.
Além de estocar produtos de forma otimizada, e de acordo
com as necessidades da demanda, os processos de recebimento dos
produtos merecem atenção especial por conterem inúmeras
oportunidades de redução de custos e de aumento da
eficiência operacional. É nesse momento que as empresas
fornecedoras de embalagens podem agregar um valor significativo
a seus produtos, proporcionando aos clientes ferramentas para a
integração da Cadeia de Suprimentos, ao trabalhar
com a identificação por meio de códigos de
barras padronizados.
É desnecessário investir em diversos sistemas de informação
e de padrões de códigos de barras para satisfazer
diferentes requisitos de identificação e comunicação
dos clientes, considerando que esse custo adicional não pode
ser recuperado. Sendo assim, a chave para satisfazer os diferentes
requisitos dos clientes está em investir em um padrão
único, global e multisetorial e aplicá-lo com todos
os parceiros comerciais para operacionalizar os processos ao menor
custo possível.

Michel Zambelli – Assessor de Soluções
de Negócios da GS1 Brasil (a nova marca da EAN BRASIL) –
mzambelli@gs1.org.br

 

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal