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Conteúdo 10 de março de 2006

ID Logistics vai incrementar atuação no Brasil

O Brasil recebeu, em fevereiro último, a visita de Pierre Nahon, diretor geral da ID Logistics, operador logístico que atua desde 2001 na França e desde 2002 no Brasil. O faturamento da empresa, que no primeiro ano foi de 18 milhões de Euros, chegou a 200 milhões de Euros em 2005.
Na França, atende clientes como a rede Carrefour e até os seus concorrentes, envolvendo a Intermachê, a Auchan e outras, operando mais de 700 mil metros quadrados de depósito de áreas cobertas. E também atua junto a grupos de varejo na Ásia, América Latina, Corea, Taiwan, Tailândia, China e Ilhas Maurício, entre outros.
No Brasil, onde iniciou suas atividades atendendo ao Carrefour do Rio de Janeiro, a ID vem adquirindo cada vez mais peso. Hoje, em Osasco, SP, administra o Centro de Distribuição da rede de hipermercados, que possui 92 mil m2 e é considerado um dos maiores do mundo. A ID Logistics não possui CD próprio, pois o seu forte é a prestação de serviço de operador logístico (in house), para o que investe maciçamente na formação de seus colaboradores.
Nahon veio justamente divulgar algumas das novidades da ID para este ano no Brasil. A primeira é a parceria, já confirmada, com um grande grupo de varejo, cujo nome ainda não pode ser revelado, e que também possui origem francesa. “As operações começam agora em março”, diz ele, destacando que, ainda no Brasil, há cerca de quatro prospects com boas chances de operação em 2006. “Esperamos atingir um faturamento no Brasil de 25 a 30 milhões de euros em 2006. Estamos desenvolvendo projetos na Bahia e temos metas de operar na região de Manaus, AM”, revela o diretor geral.
A outra novidade na área é o desenvolvimento da tecnologia de voice picking – já amplamente empregada no CD do Carrefour -, que opera por comandos vocais recebidos pelo head phone, substituindo os clássicos sistemas de preparação de pedidos – notadamente os a base de papéis. As ações a executar são realizadas pela interação entre o sistema e os operadores, sendo que o operador confirma as operações com palavras-chave.
Segundo Michel Vinoche, diretor geral de operações, as três grandes vantagens do voice picking são: o aumento da produtividade, a interatividade com o usuário e o fato da tecnologia aumentar a qualidade do serviço ao cliente. “Com este hardware, o cliente pode implementar sistemas de entrega garantida, acarretando em reduções de custo em grande escala. Aliás, os verdadeiros ganhos ocorrem nas lojas dos clientes, que contam com rapidez, qualidade e segurança. E não há problemas quanto a diferentes idiomas: o sistema pode ser utilizado em qualquer um, já que reproduz as vibrações da voz”, diz ele.
Vinoche também destaca que desde o final de 2005 o sistema é usado na Corea e espera-se desenvolvê-lo para atuar na China. Na Europa já está consolidado, e na América Latina a ID é a única a trabalhar com essa tecnologia. “Além disso, a ID é o único operador que conta com a sua própria equipe de suporte”, diz o diretor geral.
A empresa pretende, ainda, expandir seus negócios e desenvolver não só tecnologias, mas também investir em suporte técnico e entrar no segmento das indústrias em geral, não só varejistas, e, mais precisamente, no setor automobilístico.

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