Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de dezembro de 2005

Havaianas implementa projeto e aumenta vendas

A Havaianas, marca de sandálias da São Paulo Alpargatas, implementou em 2005 um projeto de gestão de estoques e cadeia de suprimentos junto a seus distribuidores que requereu investimentos de aproximadamente R$ 400 mil e deve integrar dezenas de pontos de distribuição da empresa.
“Em pouco mais de seis meses os resultados já apareceram. Mantivemos o nível de estoque, vendemos melhor e nos aproximamos ainda mais dos distribuidores”, explica Ricardo Ammirabile Vianna, gerente comercial da Havaianas.
Hoje, três distribuidores da empresa já estão participando do piloto, mas isso deve ser expandido para 26 outras contas, que juntas respondem por 20% dos negócios da marca.

Comércio Colaborativo
Segundo Vianna, o objetivo principal do projeto, chamado “Comércio Colaborativo”, foi implementar uma solução que facilitasse ao máximo os processos de reposição de produtos com os distribuidores de Havaianas, elevando o nível de serviço e otimizando os estoques na cadeia de suprimentos. “Este projeto marca um novo momento no gerenciamento dos negócios com o canal de distribuição. As negociações de condições comerciais, preço e prazo deixam de ser os principais focos da relação e podemos investir na gestão eficaz das informações para melhoria dos resultados de todos os envolvidos”, diz ele.
O conceito utilizado é o VMI (Vendor Managed Inventory), em que a gestão dos estoques dos produtos Havaianas é realizada com base em informações compartilhadas pelos próprios distribuidores. Na implementação deste processo, a Xplan Business Solutions (Fone: 11 3889.2110) foi contratada para trazer seus serviços de consultoria e treinamento, além de sua solução de VMI, que possibilita a realização desta gestão com os distribuidores conectados ao projeto. “Neste processo, troca-se a incerteza de demanda, em um dos elos da cadeia de suprimentos, por informação. Com ela, é possível realizar uma melhor gestão de todos os processos envolvidos na reposição de produtos, aumentando a eficiência da operação e reduzindo os custos operacionais”, explica Paulo Viola, gerente de Projetos da Xplan.
Hoje, com o apoio dos distribuidores integrados no projeto, o novo processo de recomendação de pedidos já está implementado. A equipe comercial pode analisar, a qualquer momento, uma recomendação mais precisa, com base nas informações originadas dos próprios distribuidores. “Com o monitoramento de processo da ferramenta utilizada é possível realizar o acompanhamento de desempenho de todo o processo, monitorando datas de entrega e quantidades em estoque, mostrando a hora certa para tomar ações de planejamento conjunto. Isto vai gerar mais vendas e otimizar estoques, melhorando o fluxo de caixa”, afirma Viola.
Segundo o gerente comercial da Havaianas, o projeto “Comércio Colaborativo” tornará o trabalho junto aos distribuidores mais estratégico, sendo a avaliação de performance dos produtos e rentabilidade para ambos algumas das principais ações para o planejamento conjunto. “Em médio prazo teremos como definir o portifólio de produtos ideal para cada região”, completa.

Enersys
Savoy
Retrak
postal