Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de dezembro de 2005

Grupo Pão de Açúcar comemora resultados da parceria com fornecedores

A eficiência logística é uma ferramenta estratégica da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) – Grupo Pão de Açúcar (Fone: 0800 11 5060), que vem fazendo investimentos contínuos na Cadeia de Suprimentos.
Com mais de 550 lojas distribuídas em 13 estados brasileiros, a empresa entende que a cadeia de suprimentos é uma das principais frentes de trabalho para ganhos reais de produtividade e lucratividade. E que a melhoria dos processos logísticos envolve diretamente o fornecedor e depende fundamentalmente da interação de todos os elos dessa cadeia.
“Para integrar, otimizar e melhorar esses processos a CBD criou, em dezembro de 2004, a certificação ‘Top Log’ e mantém um forte trabalho focado em melhorias da cadeia de distribuição – rupturas, gerenciamento de estoques e custos de distribuição – com mais qualidade e melhores custos aos produtos comercializados nas lojas. É a equação: oferta + variedade + frescor + preço”, explica Luis Ricardo Marques Pedro, diretor de logística integrada da CBD.

Certificação
Marques Pedro conta que um grupo seleto de fornecedores – Reckitt, Colgate, Ceras Johnson, Coca-Cola, Procter & Gamble, BDF Nivea, Johnson & Johnson, Kaiser, Gillette, Sadia, Perdigão, Avipal, Elegê, Samsung, Sony, Toshiba, Novadata, BSH, Nestlé, Masterfoods, Melitta, Saint Gobain e EMI, entre outros – foi convidado pela CBD para participar de uma parceria e aceitou o desafio de melhorar e tornar mais eficiente os processos logísticos de toda a cadeia de abastecimento, que inclui plena disponibilidade de produtos (diminuição de ruptura), modelos adequados de abastecimento, estoques balanceados e relacionamento empresa-fornecedor.
“Todos esses pontos, considerados peças-chave do processo logístico, estão sendo acompanhados e sua evolução com ganhos de eficiência será avaliada e irá resultar numa certificação, o ‘Top Log CBD’”, diz o diretor de logística.
Baseada nos pilares ruptura, serviço de abastecimento, cobertura de estoques e custo de distribuição, a empresa e seus parceiros traçaram algumas diretrizes que devem contribuir para melhorar sensivelmente o formato da cadeia de abastecimento no Brasil.
A certificação “Top Log CBD” organizou esses processos em três grandes pilares, de modo que a evolução dos fornecedores nesse programa possa ser avaliada e receber uma pontuação de acordo com as melhoras obtidas ao longo dos projetos de acordo com os seguintes requisitos: nível de serviço – acuracidade, pontualidade, agendamento das entregas; adequação ao cliente – prazo e freqüência de entrega, índice logístico e serviço pós-entrega; integração – propostas contínuas de melhoria.
Após aceito o convite, os fornecedores começaram a se reunir mensalmente com a Gestão de Abastecimento da CBD para analisar a performance individual e planejar as próximas ações dentro das premissas do programa. Além disso, a companhia estabeleceu um calendário de visitas técnicas com o objetivo de conhecer os seus parceiros, buscando ganhos para a cadeia de suprimentos e integrando todas as áreas de logística.
“Oito meses após a implantação já é possível avaliar os resultados do programa: nível de serviço – aumento de seis pontos percentuais em mercearia e 4% em perecíveis; ruptura em loja – queda de 36% em mercearia e 50% em perecíveis (Comparativo 1º semestre de 2005/1º semestre 2004)”, aponta Marques Pedro.

Enersys
Savoy
Retrak
postal