Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 29 de julho de 2004

GELPE, de Pernambuco, promove visita técnica a Netuno, para estudar a cadeia logística do processo de produção de camarão

Foi realizada no último dia 10 de julho, a I Visita Técnica GELPE – Netuno. Através dela, um grupo de associados do Grupo de Estudo da Logística em Pernambuco – GELPE visitou as instalações da Netuno, com o objetivo de estudar a cadeia logística do processo de produção do camarão criado em cativeiro e destinado ao mercado interno e externo.
O GELPE e uma instituição com foco no desenvolvimento e capacitação de profissionais da área de logística que, através de encontros periódicos, tem enfocado vários temas ligados à área dentro do Programa de Capacitação e Desenvolvimento em Logística. Para complementar com a visão pratica os conhecimentos apresentados nas palestras, foi organizada esta visita.

O evento foi iniciado nas instalações do Laboratório de Produção de Larvas, localizado na Praia de Barra de Sirinhaem, no município de Ipojuca, PE. Nestas instalações foram vistos os processos de fecundação das matrizes, produção de óvulos e larvas, com ênfase nos controles genéticos e bacteriológicos que garantem a qualidade e produtividade do camarão. Em seguida, foram explicados os conceitos logísticos da distribuição destas larvas para as fazendas de maricultura.
Do laboratório, o grupo seguiu para a fazenda de Maricultura da Netuno, localizada no município de Itapissuma, PE, onde foram visitados os tanques-berçários, onde são acondicionados as larvas para o processo de aclimatação antes de seguirem para os viveiros. Foi então explicado o ciclo de desenvolvimento do camarão durante seu período de engorda. No âmbito logístico, foram abordados os ciclos de abastecimento de ração para os viveiros, bem como todo o planejamento para realização da despesca de forma a não comprometer a qualidade e a produtividade do processo como um todo.

Após a fazenda, o grupo se dirigiu para a unidade industrial da empresa localizado na Imbiribeira, na cidade do Recife, PE, onde foi apresentado todo o processo de beneficiamento, congelamento e embalagem do produto.

Finalizando, o grupo seguiu para observar o processo de armazenagem e distribuição, que e realizado nas instalações do Curado, no Recife.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal