Ferrovias têm plano de recuperação
O governo lançou, em 22 de maio último, o “Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias” que, entre outros objetivos, visa a integração das ferrovias e a reconstituição dos corredores de transportes. Com isto, acredita-se que haverá uma redução no custo do frete.
A expectativa oficial é que o Plano atraia investimentos privados de R$ 1,3 bilhão no setor até o fim de 2004. Para isso, o governo deverá criar um fundo de aval para garantir financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também para viabilizar este plano, o governo acertou com as concessionárias uma troca de ativos, ou seja, a troca de trechos ferroviários entre as concessionárias, precedida de audiências públicas.
Assim, de acordo com o projeto elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), A MRS Logística, que possui os trechos que margeiam o Porto de Santos, deverá ceder para a Ferroban a segunda linha da margem direita, que está inativa. Com isso, a ferrovia paulista poderá levar carga diretamente para o porto, reduzindo seus custos. Para compensar a MRS, a Ferroban deverá entregar a ela um trecho perto de Jundiaí, além de facilitar o tráfego na região metropolitano de São Paulo. A Ferroban também deverá ceder alguns trechos no interior paulista para outras concessionárias, como a ALL (América Latina Logística) e a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica).
Também está prevista a modernização da malha, com prioridade para as ferrovias Norte-Sul, Transnordestina e Ferronorte.
Com este Plano, o Brasil passará a ter quatro grandes corredores ferroviários dirigindo-se ao Porto de Santos. Dois vindo da Região Centro-Oeste, um da Sul e outro de Minas Gerais e Nordeste.
PREVISÃO DE INVESTIMENTOS (EM R$ MILHÕES) |
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Concessionária | 2003 | 2004 | TOTAL |
Ferrovia Novoeste | 11,64 | 300,00 | 311,64 |
Ferrovia Centro-Atlântica | 63,00 | 400,00 | 463,00 |
MRS Logística | 82,31 | 80,70 | 163,01 |
Ferrovia Tereza Cristina |
4,55 | 4,87 | 9,42 |
ALL – América Latina Logística |
69,50 | 72,00 | 141,50 |
Companhia Ferroviária do Nordeste |
17,51 | 200,00 | 217,51 |
Ferrovias Bandeirantes | 49,83 | 56,74 | 106,57 |
Totais | 298,34 | 1.114,31 | 1.306,08 |