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Conteúdo 10 de março de 2004

Ferramenta da Xplan permite Rede Angeloni reduzir custos

Desde que implementou uma ferramenta de Supply Chain, no caso, o Supply Chain Management (SCM) Xplan 2.0, desenvolvida pela Xplan Tecnologia – empresa nacional de software e serviços especializada em soluções de Supply Chain Intelligence (SCI) -, há um ano, o Grupo Angeloni, que possui 18 lojas de super e hipermercados em Santa Catarina e Paraná, vem reduzindo os seus custos com estoque.
“Nos primeiros 12 meses, a economia média dentro do grupo todo foi de 30% em relação ao que era consumido anteriormente. Porém, algumas lojas chegaram a registrar economia de até 55% em determinados departamentos. Atingimos uma previsão de demanda ideal, que não existia antes”, afirma André Neves Trichez, gerente de logística do Grupo Angeloni.
A empresa está utilizando o conceito de CPFR (Planejamento
Colaborativo de Previsão e Reabastecimento), o que está
propiciando uma completa reformulação na sua cadeia
de abastecimento, procedendo à remodelagem e automação
de seus processos, como forma de reduzir custos e reorganizar os
procedimentos. “Tais medidas dão uma vantagem competitiva
fundamental, já que o setor supermercadista trabalha com
margens de lucratividade muito apertadas”, informa Trichez.

O gerente conta que toda a reformulação começou
pela reorganização das 18 lojas e depois passou ao
Centro de Distribuição. “Precisávamos
de um modelo de previsão de demanda mais sofisticado para
combater as incertezas nas práticas de reposição.
Essas incertezas – que geram custos com estoques e insatisfação
com o mix de produtos oferecidos nas gôndolas – começam
a ser derrubadas pela intervenção de fornecedores
dentro do conceito de CPFR. Esse modelo tem como objetivo dimensionar
a demanda da forma mais realista possível, contando com a
colaboração dos fornecedores”.
A primeira fase do projeto é a modelagem dos processos empregados
atualmente na Angeloni. A partir daí, o Xplan 2.0 estará
pronto para prever a demanda de cada um dos produtos oferecidos
na loja, levando em conta informações históricas,
vendas diárias e outros dados egressos de departamentos estratégicos,
como marketing. “Com base nessa integração de
sistemas, aplicamos diariamente 110 modelos estatísticos
em cada um dos 25 mil itens diferentes de produtos que abastecem
o Angeloni, em simulações próprias para as
18 lojas”, conta Eduardo Steinberg, diretor da Xplan. Para
tanto, o Xplan 2.0 roda junto com os softwares de gestão
de negócios da rede varejista. Depois das baterias de estatísticas,
o novo SCM ainda cruza as conclusões com informações
de outros departamentos.
O resultado obtido em cada loja é a base para que o sistema
elabore uma previsão consolidada dos itens, e só a
partir daí é que serão expedidos todos os pedidos
aos fornecedores. O processo também organiza a operação
logística no Centro de Distribuição da Rede
Angeloni, localizado em Criciúma. O novo software, considerando,
além da previsão da demanda, outras variáveis
como o nível de serviço e estoques, determina para
quais lojas da rede deve seguir os produtos e em quais quantidades.
O Xplan utiliza até informações como horários
de transporte da indústria para organizar a operação
logística.

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