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Conteúdo 10 de agosto de 2003

Estruturas de Armazenagem

OUTRO ELEMENTO CONSIDERADO FUNDAMENTAL EM TODA A CADEIA LOGÍSTICA É A ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM, SEJA ELA DOS MAIS DIVERSOS TIPOS. NESTE CONTEXTO, TAMBÉM HÁ NOVIDADES NO MERCADO.

Apesar de possuir uma grande experiência em instalações de grandes alturas – Bhoeringher, 18 m; Hoescht, 28 m; Boticário, 17 m; Martins, 16,5 m; BYK, 23 m -, a Águia Sistemas de Armazenagem está instalando seu primeiro autoportante com 27 metros de altura. “Trata-se de um projeto inovador, por ser um armazém autoportante automatizado com tecnologia 100% nacional”, diz Paulo José Ribeiro do Vale, gerente comercial da empresa.

O autoportante foi encomendado à Águia pela Frame Madeiras Especiais, com sede em Caçador, SC. “O projeto consiste em uma estrutura porta-paletes dimensionada para receber o fechamento lateral e cobertura, com movimentação dos paletes feita por um transelevador equipado com um carro satélite. Também inclui transportadores de roletes que levam o palete até o ponto onde o carro satélite do transelevador o apanha e armazena no endereço determinado pelo sistema. Em função da complexidade da operação e da altura de 27 m, o alinhamento da estrutura requer extrema precisão, e para isso foram utilizadas as tolerâncias dimensionais determinadas pela norma FEM 9839 (Federation Europeene de La Manutention)”, diz Vale.
O armazém encontra-se em fase final de montagem e a Águia está iniciando a montagem de em segundo autoportante, com características bem diferentes, por tratar-se de um armazém totalmente frigorificado, onde, no fechamento lateral e na cobertura, será utilizado iso-painel. Esta obra foi encomendada pela Rio Branco Alimentos (PIF PAF), com sede em Visconde do Rio Branco, MG.

Empresa também especializada em estruturas de armazenagem, a Fiel em breve terá uma linha de racks metálicos desmontáveis e empilháveis fabricados em chapa e arames para atender à linha de blocados.
Segundo Robson Abade, gerente de projetos da empresa, os produtos de armazenagem fabricados pela Fiel possuem tecnologia americana – a empresa adquiriu o know-how da Palmer Shile.

No caso da Esmena, também especializada em sistemas de armazenagem, a novidade é que todas as suas estruturas são produzidas em um sistema de perfilamento continuo. “Isso quer dizer que nenhuma estrutura da Esmena necessita de emendas. Montantes, longarinas e conectores são fabricados em peças únicas, diferentemente do que encontramos atualmente no mercado brasileiro”, diz Luciano Schechtel, gerente comercial da empresa.

Dentro do portfólio da Ulma estão sistemas compostos de transelevadores tipo unit-load para diversos tipos, dimensões e geometrias, bem como aplicações em vários ramos de atividades, desde alimentos frigorificados até -40º C, além de fundições e diversas outras aplicações mais complexas e sofisticadas. Também estão incluídos transelevadores mini-load, em diversos modelos e características, para aplicações em alta velocidade de separações e de movimentações de abastecimentos de células de produção e de montagens. “Esta é apenas uma pequena amostra de um grande portfólio, aonde estão presentes, também, diversos tipos de AGVs, LGVs, robôs para paletização e diversos outros equipamentos”, completa Marcos Passarelli, diretor de operações da Ulma.

Por sua vez, a Interroll está introduzindo no mercado dois novos produtos empregados na sua especialidade, que é o armazenamento dinâmico: o “push back” de trilhos deslizantes (glide-rail) e os trilhos “Floway”, empregados em “flow-racks”.
O “glide-rail” é para uso em armazenagens dinâmicas do tipo LIFO (Ultimo que Entra Primeiro que Sai), representando uma alternativa econômica de economia e otimização de espaço e baixo custo de investimento.

Já o “Floway” é um trilho de aço galvanizado com rodízios em polietileno de alta densidade, empregado em linhas de montagem e armazenagem dinâmica de pequenos volumes. Segundo Sérgio Fernandes, da Interroll, este trilho “é o único do mercado que incorpora num único produto as características dispersas em todos os outros presentes no mercado: devido ao seu design exclusivo nunca abre, mesmo submetido a cargas pesadas, e seus rodízios são macios no seu rodar, além de possuírem alta capacidade de carga, por serem construídos em HDPE (High Density Poliethilene). Este trilho tem, ainda, resistência à corrosão, por usar aço galvanizado, e resistência a temperaturas de -35 a + 45 °C”.

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