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Conteúdo 21 de janeiro de 2005

Estados querem usar as PPPs para melhorar a logística

Com leis estaduais
sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) já aprovadas,
diversos Estados querem usá-las para melhorar a sua logística.

Neste contexto, a infra-estrutura viária concentra as prioridades
da maioria dos governadores e Estados como São Paulo, Bahia
e Rio Grande do Sul têm, entre os projetos mais importantes
e imediatos, programas que representam investimentos de mais de
R$ 3,63 bilhões.
Em São Paulo, os primeiros editais das PPPs deverão
sair até junho. Os principais projetos envolvem recursos
de mais de R$ 2 bilhões. São o corredor de importação
e exportação Campinas-São José dos Campos,
com ampliação da capacidade do Porto de São
Sebastião, e a linha 4 do Metrô, entre outros. O Estado
ainda estuda outros projetos que podem ser oferecidos ao setor privado
como PPPs, como o Rodoanel Mário Covas, trecho sul, e o Expresso
Ferroviário, que deve ligar o terminal Barra Funda ao aeroporto
de Cumbica, em Guarulhos.
Na Bahia, serão cerca de R$ 500 milhões para investir
nos projetos das PPPs. A obra de maior prioridade é a duplicação
da rodovia BA 093, por onde passa grande parte da produção
das empresas do pólo petroquímico de Camaçari.
São três os trechos em que a rodovia foi dividida para
a obra. No total, os investimentos deverão ser de R$ 120,5
milhões. Também estão entre as prioridades
da Bahia a recuperação da "rota da soja",
no oeste do Estado, que, estima-se, deverá custar R$ 150
milhões.
No Rio Grande do Sul, estão no topo da lista a construção
de um anel viário na região metropolitana de Porto
Alegre e de um ramal ferroviário de cerca de 250 quilômetros
entre a capital e Pelotas, no sul do Estado.
Segundo o secretário de Planejamento gaúcho, João
Carlos Brum Torres, embora exija negociações com a
União por se tratar de uma rodovia federal, o edital para
a construção de 84 quilômetros de estradas destinadas
a desafogar o tráfego na BR-116 – que recebe cerca de 100
mil veículos por dia entre Porto Alegre e Novo Hamburgo –
poderá estar concluído até o fim deste ano.

Em Santa Catarina, a melhora de rodovias como BR-470, BR-280 e BR-282
é prioridade. O Estado quer negociar com a União a
estadualização dessas estradas, que são federais.
Um grupo de estudos para a área de ferrovias foi criado e
há interesse de parcerias por parte de empresas como a Ferrovia
Tereza Cristina, que já opera no Estado.
Pelo menos dois projetos sendo estudados pelo Estado neste segmento.
O mais ousado seria a ligação do litoral ao oeste
de Santa Catarina, de forma a unir os trilhos catarinenses aos trechos
de malha ferroviária de outros países, que já
estão construídos. (Fonte: CNT)

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