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Conteúdo 10 de maio de 2002

Embalagem: Expectativa é de crescimento contínuo do mercado

Como se encontra, hoje, o setor de embalagens no Brasil? Quais as tendências e os problemas mais significativos? Estas e outras perguntas são respondidas, nesta edição especial de LogWeb, pelo empresário e designer Fábio Mestriner, presidente da Associação Brasileira de Embalagem – ABRE, e Lincoln Seragini, diretor da Seragini Farné, empresa especializada em design.

Mestriner inicia dizendo que o mercado de embalagens no Brasil é bastante sofisticado, estando atualmente em linha com os dos países mais desenvolvidos.

“Isso acontece – diz ele – porque a indústria de embalagem é uma indústria de tecnologia por excelência, já que toda inovação de sucesso introduzida no mercado obriga as empresas a se movimentarem para não perderem participação.”

Ele também destaca que, como no país estão instaladas as principais empresas mundiais de produtos de consumo, a indústria de embalagem precisa se manter atualizada para atendê-las, o que acaba beneficiando toda a cadeia produtiva. “Para se ter uma idéia, doze das vinte maiores fabricantes mundiais de embalagens têm fábricas no Brasil.”

Mestriner também diz que, nos últimos anos, o setor passou por uma grande transformação, pois, com a abertura da economia brasileira, foi preciso que as empresas instaladas no país se atualizassem rapidamente com os padrões globais. “Felizmente, isto vem sendo alcançado. A indústria brasileira de embalagem vem evoluindo rapidamente e apresentando um crescimento médio superior a 10% ao ano”, destaca.

Perspectivas e problemas

Portanto, o presidente da ABRE crê que as perspectivas de mercado são excelentes, principalmente se considerarmos que o consumo de embalagem no país ainda é baixo, inferior à média mundial, e portanto, há, ainda, muito espaço para crescer.

Tanto é o otimismo que Mestriner enfatiza que, se a atual estabilidade econômica for mantida, essa taxa superior a 10% de crescimento vai continuar.

Mas, ao lado das perspectivas otimistas, ele também não deixa de apontar alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelo setor. São eles: a tradicional e já exaustivamente citada carga tributária, com impostos em cascatas, e uma mentalidade empresarial que ainda não compreendeu totalmente a importância da embalagem para o desenvolvimento de seus negócios.

Embalagem e logística

Reportando-se à importância da embalagem no contexto da logística, o presidente da ABRE informa que ela desempenha um papel fundamental e “neste campo, também podemos afirmar que a indústria nacional está bastante atualizada sobre as técnicas de planejamento e estruturação de embalagens eficientes para o transporte”.

Ele salienta, ainda, que o design de embalagem é um fator crítico para a logística de transporte dos produtos e os profissionais desta atividade vêm se conscientizando disso através de um trabalho muito importante que a ABRE vem fazendo no seu comitê de design, que reúne mais de 30 agências especializadas no design de embalagem.

“A embalagem moderna precisa considerar em seu projeto fatores como peso, ajustes das embalagens em múltiplo, paletização e proteção para o transporte. Os designers têm se preocupado cada vez mais com estes aspectos e muitas agências já dispõem de programas de computador que calculam as relações ótimas nas proporções das embalagens”, diz.

Mudanças

Pelo seu lado, Lincoln Seragini, diretor da Seragini Farné, empresa especializada em design, informa que, atualmente, é preciso haver uma preocupação em se criar uma embalagem otimizada nos aspectos estéticos, dimensionais e econômicos.

Segundo ele, “não se deve privilegiar apenas a estética, como acontece hoje, na maioria dos casos, visando apenas ao marketing. Infelizmente, ainda é a estética é que comanda. Primeiro bonito, depois o prático.”

Segundo Seragini, deve haver uma mudança neste conceito, uma conscientização das empresas de que a embalagem ideal é a otimizada, que permite reduzir custos em todos os aspectos, e que é preciso encontrar um diferencial para a mesma em outros aspectos, e não apenas nos relativos à estética.

Na logística, Seragini também enfatiza a importância da embalagem. “Enquanto a logística é um sistema, a embalagem é física. E, assim, considerando que a logística nada acrescenta de valor ao produto, e que ela deve fazer este produto chegar ao consumidor ao menor custo possível, é importante que, durante o processo de planejamento da embalagem, sejam incorporados fatores de racionalização. A logística deve ser levada em conta no projeto da embalagem porque esta faz parte dos custos totais do produto, ao mesmo tempo que assegurando o custo, diminuindo perdas e facilitando manuseio. Portanto, não se pode ignorar a embalagem no contexto da logística, principalmente se considerarmos que as empresas são obrigadas, hoje, a serem excelentes em tudo”, conclui.


O setor se apresenta em São Paulo

Programada para realização no período de 21 a 25 de maio próximo, no Anhembi, em São Paulo (SP), a BrasilPack – Feira Internacional de Embalagem, promovida pela Alcantara Machado, estará reunindo empresas e profissionais do setor. A seguir, relacionamos alguns dos produtos e equipamentos que serão apresentados durante o evento, dando prioridade aos lançamentos.

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