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Conteúdo 10 de outubro de 2005

Diversidade de soluções para garantir segurança

Segundo a empresa, a cada nova geração de produtos lançada, a capacidade de processamento, assim como a variedade de funções que ela permite executar, vem se ampliando, ao mesmo tempo em que os dispositivos ficam menores. Isso se traduz em maior eficiência e processamento, mais funcionalidades, mais Inteligência Embarcada, em equipamentos menores e mais confiáveis.
A comunicação de dados entre os rastreadores OmniLink e as centrais de rastreamento é feita de duas formas: ou por telefonia celular, com todas as vantagens que essa tecnologia apresenta em termos de economia e velocidade de transmissão; ou por satélite, garantindo máxima cobertura e eficiência em áreas de distantes ou sem cobertura celular.

Rastreador e alarme
A Quanta Tecnologia está trazendo para o mercado a união do Rastreador TCA Baby com a unidade de alarme convencional Radar, destinado ao segmento de segurança dos carros de passeios. “Essa união possibilitará disponibilizar as características do rastreador com as facilidades do alarme. Eles vão operar em conjunto complementando-se entre si”, destaca Waldir Belinazzi, gerente de marketing e vendas.
Ele ressalta também que a outra novidade da Quanta envolve outros produtos da Plataforma TCA que serão voltados para suprir as necessidades segurança e logística veicular com equipamentos trabalhando com comunicação CDMA, GSM e Satelital Globalstar.

Sistema multimídia
No caso da Sascar, a novidade é o lançamento do Sascar AVD. “Trata-se do primeiro sistema multimídia (áudio, vídeo e dados) para segurança, rastreamento e monitoramento de veículos de carga do Brasil”, diz Daniel Russi, diretor de relações com o mercado da empresa.
O produto possui grupos de componentes que capturam e transmitem imagens e áudio em alta velocidade, mediante o start de eventos não-programados, como frenagem brusca, acionamento do botão de pânico, bloqueio do veículo, abertura indevida das portas da cabine, desvio de rota, desengate de cavalo-carreta, entrada em área de risco, etc.
Com até quatro câmeras instaladas, o sistema pode armazenar imagens, gerando um arquivo “caixa preta” com informações sobre as ocorrências dentro do veículo. Além disso, interpreta eletronicamente os parâmetros de dirigibilidade, como freadas bruscas, direção perigosa, superaquecimento do motor, uso do pedal de embreagem e velocidades com baixo RPM (“banguela”) e, nessas situações, pode disparar uma mensagem de voz para orientar o motorista com procedimentos alternativos.
“Por meio de um giroscópio, um tipo de bússola eletrônica, é capaz de localizar o veículo em locais totalmente cobertos. Utiliza módulo Siemens, tecnologia GSM/GPRS/EDGE para recebimento e transmissão de dados e modem quadriband”, completa Russi.

Rastreamento e seguro: uma análise de mercado

Mas, falando-se em rastreamento e, por que não, em equipamentos, sistemas e soluções para segurança contra roubo, quais são as perspectivas de mercado e as tendências?
Ana Claudia, do Grupo Apisul, destaca que o mercado de seguros no Brasil é bastante promissor, principalmente no que diz respeito ao seguro da carga.
Sobre as tendências, ela diz que o Brasil passa por uma evolução no que diz respeito às questões logísticas. “As transportadoras ganham cada vez mais destaque no cenário econômico e com isso há uma preocupação crescente com as estratégias de negócio. As empresas do setor de logística vêm investindo cada vez mais na otimização da distribuição, armazenagem e transporte de produtos, tudo isso para garantir competitividade no mercado.

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