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Conteúdo 10 de dezembro de 2005

Direct Express investe para atender à demanda do comércio eletrônico

A Empresa de courrier privado especializada no comércio eletrônico B2C (Business To Consumer), a Direct Express (Fone 11 3511.0046) se estruturou fortemente para atender à demanda típica do final de ano.
Segundo o diretor comercial da empresa, Luiz Henrique Cardoso, “a chegada do final de ano trás muito otimismo ao mercado varejista em relação às vendas de Natal, em que a expectativa é superar R$ 370 milhões em vendas (crescimento de 30% em relação ao ano passado e novo recorde do comércio eletrônico). Para atender a essa demanda, investimos pesado em tecnologia e infra-estrutura de hubs, frota e filiais próprias para melhorar a operacionalidade das encomendas”, diz ele.
Cardoso considera a tecnologia essencial para garantir que os produtos sejam entregues no prazo estipulado. “Fomos precursores no uso de redes sem fio (wireless) e WAP para permitir uma interatividade eficaz durante todo o processo. Com Pockets PCs equipados com esses recursos, nossos courriers podem informar em tempo real sobre ocorrências que impossibilitem a entrega, como erros de endereçamento, cancelamento de pedido, ausência de destinatário ou mudança de endereço.”
O diretor destaca que, graças a esse recurso, aliado aos investimentos em mais um novo hub e Centro Operacional em São Paulo e ao aumento da capacidade de produção das rotas, através da substituição da frota de Unos Furgão para Fiorinos e Mini-Vans, a Direct Express está conseguindo, no período que antecede o Natal, realizar cerca de 20 mil entregas por dia em todo o Brasil, em períodos que variam de 24 horas (principais capitais) a 72 horas (interior).
Ainda referindo-se especificamente às festividades de final de Ano, Cardoso aponta o que mais muda em termos de logística: crescimento da demanda, de 14.000 entregas/dia para 20.000 entregas/dia (média); período de férias, aumentando, assim, o número de ocorrências no processo, como, por exemplo, destinatários ausentes; maior dificuldade nas transferências aéreas, com falta de espaço físico nas aeronaves (período de férias); e nível de exigência e ansiedade por parte dos clientes muito elevado em relação aos outros meses do ano.
“Os principais investimentos que realizamos, especificamente para atender à demanda do final de ano, foram: aumento imediato da frota em 40% e da capacidade fixa instalada (área, pessoas e equipamentos) em 50%; criação de recursos extras contingênciais – o principal deles foi um banco de 250 courriers treinados – para atender ao aumento em curtíssimo prazo de até 20% da capacidade instalada; adequação dos postos do Call Center para reduzir para 12 horas o prazo médio de tratamento das ocorrências de entrega – utilizando tecnologia WAP – e para 45 minutos o tempo médio de resposta aos clientes; e adequação dos planos de transferência às restrições de capacidade da malha aérea utilizando-se de maior freqüência nos embarques e da integração desse modal com o rodoviário.”

Estrutura
Tendo como clientes as principais companhias do comércio eletrônico, entre elas Americanas.com, Submarino, Extra.com, Natura, Embratel, Ponto Frio, Siciliano, Ingresso Fácil e Flores On-Line, o diretor comercial acredita que a Direct deve ser responsável por 28% das 7,2 milhões de entregas do comércio eletrônico a serem realizadas em 2005.

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