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Conteúdo 10 de dezembro de 2005

De pintinhos de um dia a pizzas. Paulo Francisco Striker fala sobre a logística da Sadia

Por envolver produtos perecíveis, esta é uma logística diferenciada. E mais ainda quando os produtos chegam ao mercado externo.

Striker é diretor de logística da Sadia. Ele é graduado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, ambos pelo Mackenzie. Ingressou na Sadia em 1984 como assistente da diretoria geral. Em 1986 ocupou o cargo de gerente da área de operações, sendo promovido a diretor em 1987. Em 1995 assumiu o cargo de gerente regional de vendas Sudeste/Centro-Oeste e um ano depois também atuou como regional de vendas Norte/Nordeste. Em 1998 foi promovido a gerente de trade marketing, sendo responsável pelas áreas de grandes contas, gerenciamento de categorias e promoção/merchandising. Em 2000 assumiu a gerência de marcas e planejamento estratégico e em março de 2002 foi promovido a gerente geral de logística. Em maio de 2003 passou a ser diretor de logística.

LogWeb: Como é feita a logística da Sadia?
Striker:
A “inteligência” é toda feita por nós, enquanto o transporte é todo terceirizado. Usamos vários tipos de transporte, e todo o planejamento é feito por nós, internamente. Executamos desde o transporte de pintinhos de um dia e de ração até de produtos acabados. São mais de 700 itens, abrangendo perus, presuntos, mortadelas, frangos, massas, doces, pizzas e outros que vão para a mesa da dona de casa no Brasil e no exterior.

LogWeb: Como é dado o start para as entregas?
Striker:
Um vendedor visita um determinado cliente e, normalmente, 24 horas depois ou, em algumas regiões mais distantes, 48 horas, os produtos adquiridos são entregues pela frota da Sadia.

LogWeb: Quantos CDs são usados?
Striker:
No mercado interno são oito: em Porto Alegre, Curitiba, Jundiaí, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Manaus. No exterior, trabalhamos com um sistema diferente, os estoques são terceirizados, ou seja, ficam em espaços alugados. Temos CDs na Inglaterra, na Holanda e na Alemanha, entre outras.

LogWeb: Como é a logística internacional da Sadia?
Striker:
Tudo é movimentado por meio de navio refrigerado, com locais para contêineres ou inteiros refrigerados. Para cada local do mundo usamos uma estratégia diferente e de acordo com o volume e necessidades dos clientes. No Oriente Médio temos em cada país um distribuidor exclusivo, e ele tem os estoques e faz a distribuição para os clientes. Via de regra, no exterior, em cada região procuramos ter relacionamentos de longo prazo com parceiros que fazem a distribuição para nós.

LogWeb: Quantas fábricas a Sadia possui?
Striker:
São doze fábricas, desde o sul até o centro-oeste. As fábricas ficam localizadas no Paraná (5 unidades), Santa Catarina (2), Rio Grande do Sul (1) Rio de Janeiro (1), Distrito Federal (1), Minas Gerais (1) e Mato Grosso (1).

LogWeb: Explique como funciona a frota.
Striker:
Ela é terceirizada, mas trafega com a bandeira da Sadia. São empresas pequenas e médias que fazem o serviço de transporte para nós. Todos os caminhões são especiais, tanto de baú tanto providos de equipamento de refrigeração, para manter as temperaturas adequadas aos nossos produtos. Operam para a Sadia cerca de 2000 veículos em todo o Brasil.

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